Notícias

Primeiro santo dos EUA é um redentorista: missionário dos imigrantes

Nos Estados Unidos a memória do santo se faz em várias igrejas, especialmente no Santuário Nacional de São João Neumann, na Filadélfia

Escrito por Elisangela Cavalheiro

19 JUN 2023 - 15H55 (Atualizada em 20 JUN 2023 - 10H05)

National Shrine of St. John Neumann

Você sabia que o primeiro santo homem dos EUA é um Missionário Redentorista, e ainda o primeiro religioso da congregação naquele país? E que ele é considerado um grande apóstolo dos imigrantes?

A gente vai contar um pouco dessa história! 

O santo redentorista São João Nepomuceno Neumann foi canonizado em 1977, no dia 19 de junho. Apesar de sua festa litúrgica ser no dia 5 de janeiro, dia que recorda sua morte, a data deste mês é um marco para os católicos norte-americanos e, obviamente, para toda a família redentorista, ainda mais porque também recordamos aqui no Brasil, na mesma ocasião, o Dia Nacional do Migrante (existem ainda outras datas referentes à questão dos imigrantes. Se quiser saber mais, clique aqui.)

Mas falando sobre o santo redentorista, no dia da sua canonização, o Papa Paulo VI assim expressou a respeito da missão e vocação: 

“Estava junto aos doentes, gostava de se encontrar com os pobres, era amigo dos pecadores e hoje é a honra de todos os imigrantes. Neumann foi sensível aos sofrimentos, à opressão, à pobreza e a todas as necessidades do próximo. A primeira das quais é a necessidade da verdade”, disse o papa. 

Passados estes anos, hoje, nos Estados Unidos a memória do santo se faz em várias igrejas, especialmente no Santuário Nacional de São João Neumann, localizado na Filadélfia, onde o santo exerceu o seu apostolado até sua morte. 

Os Redentoristas mantêm, nesta cidade e em outras, diversos trabalhos voltados para a questão dos imigrantes, seguindo o exemplo deste santo. Veja abaixo alguns destaques que já demos sobre o assunto: 

:: O santo imigrante São João Neumann

Padre José Ulysses da Silva, missionário redentorista, destaca que o santo redentorista fez da sua vida uma doação para o outro. "São João fez da sua vida uma necessidade de evangelizar. Foi para os Estados Unidos e lá ia ao encontro dos enfermos, dos idosos, dos imigrantes. Mesmo em lugares onde não existia igrejas, ele ia a pé, caminhava longas distâncias para visitar os que necessitavam, passando até por perigos imensos", afirma o religioso. 

Para aprendermos ainda mais da vida deste missionário, nós temos uma entrevista com o padre José Luis Queimado, também missionário redentorista, que esteve em missão lá na Filadélfia, no santuário dedicado a São João Neumann.

Confira abaixo no vídeo! 

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...