A vida de missão não é apenas sair mundo afora e participar de grandes movimentos e ações sociais. A vida missionária é, principalmente, compreender a necessidade de colocar-se à disposição, a qualquer momento e de onde estiver.
Santa Teresinha, Padroeira das Missões, ensina sem seus escritos que, para viver a missão e a evangelização, existem diversas maneiras. E ela descobriu que isso era possível por meio da oração e também no oferecimento de sacrifícios.

No livro “História de uma alma”, sua autobiografia, Teresinha deixa evidente sua busca ardente por viver a sua vocação na Igreja e também a sua vontade de conhecer e fazer sempre a vontade de Deus.
Sempre que a Santa se sentia tentada pelo desânimo, sua reação era pensar “não consigo”, mas no mesmo instante, ela dirigia seu coração ao otimismo, pois tinha consigo que Deus não lhe pediria algo que fosse impossível.
No livro, Teresa de Lisieux relata que, aos 11 anos, por ocasião de sua primeira Eucaristia, ela fez propósitos para viver sua missão e sua vida de forma leve, otimista e sem desânimo.
.:: 4 ações de Santa Teresinha para lutar contra o desânimo:
I) "Sinto em mim a vocação de sacerdote, tenho a vocação de ser apóstola. Quisera percorrer a terra a pregar seu nome, o nome de Deus”
Foi o anseio de Teresinha, de amar a Deus sobre todas as coisas e a cada ser humano como se fosse Cristo, que a tornou hoje Doutora da Igreja e Patrona das Missões. No desânimo, a Santa confiava em sua vocação. E isso serve de exemplo para nós, quando desanimados, pensarmos em nossas fortalezas para reagir, confiar em Deus e viver uma vida com otimismo.
II) “Confiarei a mim mesma à Virgem Maria rezando um Memorare”
A oração Memorare, também conhecida como ‘Lembrai-vos’, é atribuída a São Bernardo de Claraval:
“Lembrai-Vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, e reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho, e, gemendo sob os pesos dos meus pecados, me prostro a Vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas. Ó Mãe do Filho de Deus humanado, dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que Vos peço. Amém.”
III) “Não desanimarei”
Santa Teresinha mostrou que, em alguns momentos, a resposta para nossos problemas está na nossa frente. A Padroeira das Missões se livrava do sentimento de desânimo não desanimando. Um coração que está cheio de confiança em Deus sabe que Ele guarda o melhor para nós, independente da nossa situação atual.
IV) “Lutarei contra o meu orgulho”
Para a Santa, o desânimo era uma forma de orgulho. Com a frase, ela relembra a importância da humildade como caminho para fugir do desânimo.
“Noite Feliz”: um conto de Natal com tradições da roça
O portal A12 realiza uma série de contos natalinos para ajudar você a preparar o seu coração para a chegado do Menino Jesus neste Advento. Confira essa história!
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.