Conheça a história de pais, mães e irmãos santos
Muitos foram os homens e mulheres que trilharam o caminho da perfeição, da renúncia e do combate espiritual para viver em plena comunhão com Deus

A santidade é para todos!
No Catecismo da Igreja, nos documentos e na Palavra de Deus, o convite a uma vida de perfeição da caridade e a plenitude da vida cristã é indicado como vocação universal de todos os batizados.
Leia MaisConheça 5 Santas da Igreja Católica que foram mães Nesse caminho, não estamos sozinhos. Ao longo da história, muitos foram os homens e mulheres que trilharam o caminho da perfeição, da renúncia e do combate espiritual para viver uma vida em plena comunhão com Deus.
Papa Francisco lembra que os santos são “amigos de Deus” e nos mostram que buscar uma vida de santidade “não decepciona”.
De modo mais simples, Francisco ainda lembra que é na vida cotidiana que somos chamados a viver segundo o Espírito. “Ali onde você trabalha você pode se tornar santo”. Mas também na família, onde partilhamos de modo mais íntimo a nossa vida, é que devemos buscar viver a santidade. Não é fácil, mas é possível!
Veja o exemplo dos pais santos, Emília e Basílio, que viveram no século quatro depois de Cristo.
Emília, filha de um mártir, teve nove filhos e destes, quatro se tornaram santos: São Basílio Magno, Santa Macrina, São Gregório de Nissa e São Pedro Sebaste.
A santidade dessa família se apresenta entre os ritos da Igreja do Oriente e do Ocidente.
Dos quatro filhos do casal, destaca-se São Basílio Magno, que é doutor da Igreja.
São Basílio Magno também conviveu com outro santo, São Gregório Nazianzeno. Reúne em sua pessoa um grande homem da Igreja e teólogo, fundador do monacato oriental e perfeito humanista.

Santa Macrina, a jovem. Recebeu esse nome porque o herdou de sua avó. Era a filha mais velha e, junto da mãe, formaram um convento onde viveram uma vida modesta, de oração e ajudando os pobres. Ela teve importante papel da educação dos irmãos, o que é descrito por eles em seus escritos.
São Gregório de Nissa pode ser comparado a Tomás de Aquino por enfrentar os problemas em sintonia com a fé e a razão.
São Pedro de Sebaste era o mais jovem dos irmãos e foi muito instruído pela sua irmã. Morou junto com o irmão Basílio, no mosteiro masculino fundado por sua mãe e ali viveu dividido entre os estudos, na ajuda aos necessitados e na oração.
Além dessa família, a Igreja conta ainda com o exemplo de muitos irmãos santos e casais santos.
Um bom exemplo, e mais recente, é o do casal Luís Martin e Maria Zélia Guérin, pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, que viveram o serviço cristão na família, construindo dia após dia um ambiente cheio de fé e amor; e, neste clima, germinaram as vocações de três das filhas, entre elas, Santa Teresinha.
Os santos são nossos amigos e estão à porta, mostrando a beleza e a felicidade de encontrar em Cristo nossa missão,que nos faz viver em plenitude e nos humaniza por inteiro.

Igreja tem novos veneráveis: entre eles uma leiga, mãe de quatro filhos
Na Audiência Geral realizada ontem (23) o Papa Francisco autorizou a promulgação de decretos que elevam seis pessoas a veneráveis. Saiba mais!

3 atitudes para se abster de acordo com o Papa Francisco
Confira algumas dicas do Pontífice para cada vez mais nos aproximarmos da santidade.

Aparecida será sede do Encontro de Reitores de Santuários paulistas
Tema do encontro dos representantes dos Santuários paulistas será: "Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar!”
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.