Por Elisangela Cavalheiro Em Igreja

Santuário em Natal (RN) terá réplica idêntica da Capela das Aparições de Fátima

A Arquidiocese de Natal (RN) irá construir a partir de 2016 uma réplica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima de Portugal. A construção foi aprovada pelo bispo da Diocese de Leiria-Fátima, dom Antônio Marto, no final de outubro. A réplica idêntica na arquitetura e proporções à do Santuário português será construída na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal, considerado um lugar de peregrinação e devoção arquidiocesano. 

Santuario_Fatima_Natal

A aprovação para a construção da segunda réplica da Capela das Aparições no mundo, se deu por ocasião da visita de uma comitiva acompanhada do arcebispo Metropolitano de Natal dom Jaime Vieira Rocha, ao Santuário de Fátima, no último dia 26 de outubro.

“Fomos com a finalidade de ter um contato com dom Antônio Marto, bispo de Leiria-Fátima. É a diocese que zela e promove, mundialmente, a devoção a Nossa Senhora de Fátima. Recebemos dele a autorização para construirmos aqui, no Parque das Dunas, zona norte de Natal, a réplica da Capelinha das Aparições de Nossa Senhora de Fátima”, disse dom Jaime, em nota no site da arquidiocese. Dom Antônio Marto também presenteou o Santuário, no Parque das Dunas, com uma réplica da imagem original da Virgem de Fátima.

A expectativa da arquidiocese é que a pedra fundamental seja lançada no dia 12 de dezembro. De acordo com o pároco do Santuário, padre João Maria do Nascimento, espera-se que a construção seja concluída em maio de 2017, na ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, em Portugal. 

Promessa marca a história do Santuário

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Natal, nasceu de uma devoção e do cumprimento de uma promessa feita à Virgem do Rosário de Fátima, pelo acadêmico Murilo Melo Filho, membro da Academia Brasileira de Letras. A primeira conversa sobre a construção da igreja dedicada à Virgem de Fátima na capital potiguar ocorreu em 2004 quando Murilo Melo Filho encontrou com o então arcebispo dom Heitor, em uma viagem para o Rio de Janeiro, e manifestou o seu desejo de cumprir uma promessa. A igreja foi criada um ano depois, e desde o início da paróquia, padre João Maria assumiu a direção, primeiramente da quase-paróquia, depois paróquia e enfim, do Santuário Arquidiocesano. A Paróquia recebeu o título de Santuário Arquidiocesano no dia 13 de outubro de 2013. 

Atualmente, o Santuário recebe todos os meses, uma média de duas a três mil pessoas vindas da capital e de outras regiões do Estado, que buscam no espaço "algo que não encontram em nenhum outro lugar", assinalou o pároco.

Foto de: Arquidiocese de Natal.

Recepção da comitiva e da imagem no aeroporto. (credito: Arquidiocese de Natal)

Fiéis recepcionam comitiva
e imagem no aeroporto. 

Padre João Maria que acompanhou a comitiva falou sobre a emoção dos fiéis do Santuário na chegada da imagem de Fátima, no Aeroporto de São Gonçalo. "Foi muito interessante e emocionante, à meia-noite, muitos fiéis foram buscar a imagem de Nossa Senhora de Fátima no aeroporto, pois estar perto de Nossa Senhora é estar perto de Jesus", disse o pároco ao A12.  

A imagem original de Nossa Senhora de Fátima foi feita em 1920, pelo santeiro José Ferreira Thedim, concebida a partir de indicações do padre Formigão, o primeiro a interrogar os pastorinhos sobre as Aparições de Fátima. A réplica da imagem original doada ao Santuário de Natal, recorda então essa história de fé e devoção com fidelidade. 

Acesse o site do Santuário de Fátima, no Parque das Dunas, em Natal. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.