Igreja

São Carlo Acutis e a Mãe Aparecida: unidos em outubro

Em um 12 de outubro especial, a Igreja recordou a Padroeira do Brasil e o Santo Padroeiro da Internet

Escrito por Letícia Dias

13 OUT 2025 - 13H30 (Atualizada em 14 OUT 2025 - 11H19)

IA

A Igreja viveu, no último domingo, 12 de outubro, a primeira celebração da memória litúrgica de São Carlo Acutis, canonizado pelo Papa Leão XIV, em 7 de setembro deste ano.

O jovem ficou conhecido por seu amor à Eucaristia, à Virgem Maria e por usar a internet como instrumento de evangelização.

A data escolhida para celebrar sua memória diz respeito ao dia de seu falecimento, em 12 de outubro de 2006 e coincide com a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil; um momento especial de fé e unidade para os devotos de ambos.

Em várias comunidades pelo país, a ocasião foi lembrada com missas, procissões e momentos de oração.

add Por que o processo de canonização de Carlo Acutis foi tão rápido?

Mas celebramos os dois ou apenas a Padroeira do Brasil?

Segundo o Padre Rafhael Maciel, liturgista da Arquidiocese de Fortaleza (CE), quando duas datas litúrgicas caem no mesmo dia, a Igreja costuma celebrar a “maior”.

No Brasil, o dia de Nossa Senhora Aparecida é uma solenidade, então tem precedência sobre outras celebrações.

add O que Nossa Senhora Aparecida e Carlo Acutis têm em comum?

Devoção pelo Brasil

No entanto, a devoção ao santo millennial é fortemente lembrada em nosso país, em Campo Grande (MS), por exemplo, a devoção a São Carlo Acutis ganhou um marco histórico em 12 de outubro de 2025.

A Capela Nossa Senhora Aparecida, conhecida como a “Capela do Milagre”, foi oficialmente elevada à condição de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis, tornando-se o primeiro santuário do mundo dedicado ao jovem santo.

Reprodução/ Arquidiocese de Campo Grande Reprodução/ Arquidiocese de Campo Grande Pulôver azul usado por São Carlo Acutis, relíquia doada por sua mãe, Antonia Salzano ao novo santuário.

O novo santuário também é lembrado pelo milagre concedido a Matheus Vianna, que, em 2013, aos três anos, foi curado de uma má-formação no pâncreas ao tocar numa relíquia de Carlo Acutis durante uma celebração em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.

Já em São Paulo (SP), a Paróquia Universitária São Carlo Acutis, primeira do mundo dedicada ao santo, reuniu centenas de fiéis para uma programação especial no domingo (12) com missas e apresentações musicais.

A paróquia, erguida no campus do Centro Universitário Católico Ítalo-Brasileiro, tem se tornado um ponto de encontro para devotos e peregrinos que encontram na vida de São Carlo Acutis um testemunho de fé simples e atual.

add Veja também como foi a Novena e Festa da Padroeira no Santuário Nacional em a12.com/padroeira

add Conheça em a12.com/carloacutis mais detalhes sobre a vida do santo

Fonte: Arquidiocese de Campo Grande, Gazeta do Povo e ACI Digital

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...