A Igreja celebra, no dia 27 de fevereiro, a memória de São Gabriel das Dores, co-padroeiro da juventude italiana e também conhecido como “Santo do sorriso”.
Leia MaisDom Américo diz que a JMJ é uma oportunidade de conhecer o “Jovem universal” O que é ser jovem dentro da Igreja?Nascido no dia 1º de março de 1838 em Assis, na Itália, Francesco Possenti logo na infância teve tribulações e desafios, ao perder sua mãe com apenas quatro anos de idade. Toda vez que o pequeno perguntava da mãe, seu pai falava que “ela estava lá em cima”, mesmo gesto quando a família falava sobre Nossa Senhora. Francesco cresceu com a lembrança dessas duas mães, ambas no Céu, que cuidavam dele com amor.
Até os 18 anos, estudou na cidade de Espoleto, e vivia um período conturbado em sua vida: estava interessado pelo sacerdócio, e mesmo cumprindo as práticas religiosas e principalmente ao rezar o Santo Rosário e a grande devoção por Maria, era muito interessado em caça, leitura de romances, noitadas de festas e danças.
Em agosto de 1856, durante uma procissão do ícone de Nossa Senhora, Francesco olhou para a imagem e escutou a voz da Mãe de Deus em seu coração que lhe disse: “Tu não és chamado a seguir no mundo. O que fazes, então, nele? Entra na vida religiosa”.
E pela intercessão de Maria, o jovem atendeu ao chamado de Deus e ingressou em setembro do mesmo ano no noviciado da Congregação da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, conhecidos como Passionistas, fundada por São Paulo da Cruz que tem como base a vida comunitária e contemplativa.
No dia 22 de setembro de 1857, professa de forma definitiva seus votos religiosos, entregando sua vida à Cristo pela Exaltação da Santa Cruz, e adota o nome de Frei Gabriel de Nossa Senhora das Dores.
O religioso sempre se destacava por carregar a Cruz em seu peito e transmitir uma felicidade sem igual em sua vocação.
"O contentamento e a alegria que sinto dentro desta casa é quase indescritível em comparação com os divertimentos que tinha lá fora. Não trocaria um quarto de hora passado aqui dentro em oração diante de Nossa Senhora por um ano ou o tempo que fosse, cheio de espetáculos e de passatempos de Espoleto. Realmente, a minha vida está repleta de alegria", disse em carta enviada para familiares.

Enquanto estava próximo de finalizar seus estudos e ser ordenado padre, a saúde começa a ficar debilitada: começa a emagrecer muito, fica tomado pela febre e por dificuldades de respiração, além da tosse e dores no peito, é diagnosticado com tuberculose.
Morre em 27 de fevereiro de 1862, próximo de completar 24 anos, mais uma vez comprimindo contra o coração a imagem do Crucifixo com Nossa Senhora das Dores.
Foi beatificado em 1908, e canonizado em 1920 pelo Papa Bento XV. Alguns anos depois, em 1926, Pio XI o declarou Patrono da Juventude Católica Italiana. A vida de Gabriel foi voltada para a caridade e evangelização, além de um trabalho social intenso que desenvolvia desde a adolescência.
Pedimos hoje a intercessão do jovem, e que a devoção à Paixão de Nosso Senhor e à Virgem Dolorosa, tão presentes na alma de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, possam nos acompanhar em todo esse período de penitencias quaresmais e em toda nossa vida.
Quatro paróquias no Brasil propagam essa devoção. Uma em São Paulo (SP), outra em Osasco (SP), uma em Itaquaquecetuba (SP), na Diocese de Mogi das Cruzes (SP); e outra na região metropolitana de Curitiba, na cidade de Fazenda do Rio Grande (PR).
Oração a São Gabriel
Senhor, ajuda-me, a exemplo de São Gabriel de Nossa Senhora das Dores,
me decidir radicalmente pelo Evangelho e renunciar, a cada dia,
o pecado e as seduções do mundo.
Dai-nos Jesus, um coração cheio de amor por Vossa Mãe Maria Santíssima
e pela Vossa Paixão, assim como era inflamado o coração de São Gabriel das Dores.
São Gabriel de Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
Padre Ulysses e Padre Valdivino falam sobre Nossa Senhora das Dores
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.