A Igreja celebra neste dia 28 de maio, São Germano de Paris, bispo conhecido pela sua santidade, pela caridade e pela defesa dos pobres.
Nascido em Autun, na França, por volta do ano 496, Germano teve uma infância difícil, marcada por negligência e tentativas de rejeição por parte da mãe. Superando essas adversidades, foi confiado a um tio eremita, que o encaminhou para os estudos em Avalon, onde recebeu sólida formação cristã.
Germano viveu como eremita por cerca de 15 anos, dedicando-se à oração e ao estudo das Sagradas Escrituras. Em 531, foi ordenado diácono e, posteriormente, presbítero, a serviço do Bispo de Autun. Ao morrer o bispo, Germano foi nomeado abade do Mosteiro de São Sinforiano, que se encontrava em decadência moral e espiritual.
Com rigor, disciplina e zelo evangélico, ele promoveu uma profunda reforma no mosteiro, enfrentando, contudo, muitas resistências.
Sua fama de santidade chegou até o rei Childeberto I, que o convidou a ir a Paris. Em 555, Germano foi nomeado bispo de Paris. Nesse ministério, destacou-se pela defesa dos pobres, pelo combate às injustiças e pela capacidade de aconselhar os poderosos com sabedoria e coragem.
Movido por sua intercessão e gratidão por graças recebidas, o rei mandou construir a igreja e o mosteiro de Saint Vincent, que, após a morte do bispo, passou a se chamar Saint-Germain-des-Prés. Este se tornou um dos mais importantes centros religiosos de Paris.
Não apenas os nobres, mas também o povo simples amava profundamente o santo bispo. Ele era incansável na caridade e na distribuição de esmolas, muitas vezes dando aos pobres até mesmo as próprias roupas.
Germano acreditava que os bens materiais deveriam ser usados como meios para fazer o bem. Por isso, mobilizou toda a cidade em favor dos necessitados e ficou conhecido como “o pai dos pobres”.
Levou uma vida marcada pela oração, pela austeridade e pela caridade, até falecer no dia 28 de maio de 576. A sua memória é celebrada na mesma data.
Após sua morte, inúmeros milagres foram atribuídos à sua intercessão. Suas relíquias estão na igreja que leva seu nome, Saint-Germain-des-Prés, uma das mais antigas de Paris.
Angelus: Papa Leão XIV faz apelo pelo fim da tragédia da guerra que se agrava no Oriente Médio
Papa Leão XIV falou sobre a celebração de Corpus Christi e também fez um apelo pela paz e pelo imediato fim do conflito entre Israel e Irã.
A rotina de São Luís Gonzaga pode te inspirar a ser santo!
O cuidado de São Luís com os doentes tem tudo a ver com os enfermeiros como a Daniele, que trabalhou na linha de frente na pandemia.
Reflexão Semanal: quem é Jesus para nós?
Jesus pergunta: 'E vós, quem dizeis que eu sou?' Pedro responde: 'O Cristo de Deus'. Uma pergunta pessoal que ecoa até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.