A Igreja celebra neste dia 28 de maio, São Germano de Paris, bispo conhecido pela sua santidade, pela caridade e pela defesa dos pobres.
Nascido em Autun, na França, por volta do ano 496, Germano teve uma infância difícil, marcada por negligência e tentativas de rejeição por parte da mãe. Superando essas adversidades, foi confiado a um tio eremita, que o encaminhou para os estudos em Avalon, onde recebeu sólida formação cristã.
Germano viveu como eremita por cerca de 15 anos, dedicando-se à oração e ao estudo das Sagradas Escrituras. Em 531, foi ordenado diácono e, posteriormente, presbítero, a serviço do Bispo de Autun. Ao morrer o bispo, Germano foi nomeado abade do Mosteiro de São Sinforiano, que se encontrava em decadência moral e espiritual.
Com rigor, disciplina e zelo evangélico, ele promoveu uma profunda reforma no mosteiro, enfrentando, contudo, muitas resistências.
Sua fama de santidade chegou até o rei Childeberto I, que o convidou a ir a Paris. Em 555, Germano foi nomeado bispo de Paris. Nesse ministério, destacou-se pela defesa dos pobres, pelo combate às injustiças e pela capacidade de aconselhar os poderosos com sabedoria e coragem.
Movido por sua intercessão e gratidão por graças recebidas, o rei mandou construir a igreja e o mosteiro de Saint Vincent, que, após a morte do bispo, passou a se chamar Saint-Germain-des-Prés. Este se tornou um dos mais importantes centros religiosos de Paris.
Não apenas os nobres, mas também o povo simples amava profundamente o santo bispo. Ele era incansável na caridade e na distribuição de esmolas, muitas vezes dando aos pobres até mesmo as próprias roupas.
Germano acreditava que os bens materiais deveriam ser usados como meios para fazer o bem. Por isso, mobilizou toda a cidade em favor dos necessitados e ficou conhecido como “o pai dos pobres”.
Levou uma vida marcada pela oração, pela austeridade e pela caridade, até falecer no dia 28 de maio de 576. A sua memória é celebrada na mesma data.
Após sua morte, inúmeros milagres foram atribuídos à sua intercessão. Suas relíquias estão na igreja que leva seu nome, Saint-Germain-des-Prés, uma das mais antigas de Paris.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.