Por Frei Rinaldo, osm Em Igreja

Saúde e Fé: Saiba mais sobre Herpes

Queridos internautas

Deus os abençoe com muita saúde física e espiritual.

Que tal entendermos um pouquinho sobre o HERPES?

O herpes é uma doença causada por um vírus, que pode ser de dois tipos. O herpes simples manifesta-se nos lábios ou na região genital. O herpes zoster geralmente aparece em outras regiões como na face, cabeça, região do pescoço ou da coxa ou na região torácica.

E só atinge quem já teve catapora, uma vez que o vírus do herpes é o mesmo dela, e pode se manifestar a qualquer momento, pois ele se aloja nos terminais nervosos. A primeira coisa que dispara o herpes é o sol, a segunda é a alimentação ruim, por baixar a resistência, e outras mais como: dormir mal, tristeza, pós-febre, trauma, quimioterapia, estresse, desnutrição, menstruação etc. O herpes não tem cura, porque o vírus fica latente a qualquer momento pode aparecer.

O herpes simples, seja labial ou genital, é adquirido por contato direto com uma pessoa contaminada. As chances de transmissão são bem maiores se a pessoa infectada pelo vírus estiver com lesões ativas. Já o herpes zoster é a reativação do vírus da varicela (ou catapora) que a pessoa já havia adquirido, provavelmente na infância, mas se manifesta geralmente em pessoas com mais idade, após os 50 anos, que também é uma época que, a resistência cai naturalmente. Quando

há uma queda da resistência orgânica, da imunidade, o vírus volta a se multiplicar, dando origem a um novo surto. “O herpes simples tende a ter recorrências frequentes, enquanto o zoster raramente recorre”.

Sintomas 

No herpes simples, tudo começa com uma sensação de queimação ou ardência, que geralmente antecede dois dias antes do surgimento das lesões. "No início, podem surgir bolinhas vermelhas que logo transformam-se em pequenas vesículas agrupadas em cachos e cheias de um líquido claro. Essas vesículas rompem-se, liberando o conteúdo líquido, que é repleto de vírus. A seguir, formam-se as crostas (casquinhas), que depois de alguns dias cicatrizam", comenta a dermatologista. Todo o processo pode levar de cinco a 14 dias.

No herpes zoster, a sensação de queimação é mais intensa e pode vir acompanhada de forte dor, que lembra uma dor muscular. "De dois a cinco dias depois, surgem lesões semelhantes às do herpes simples, só que distribuídas em faixa, geralmente de um dos lados do tórax, seguindo o trajeto de um nervo", reforça a especialista. Outras partes do corpo, como ombro, braço, cintura, coxa e face podem ser afetados, mas geralmente é apenas um local por surto. Costuma durar até 14 dias e pode deixar como sequela dor ou sensação de queimação residual, que pode persistir por vários meses.

Tratamento 

Há medicamentos antivirais orais comprimidos e pomadas, (Aciclovir é o mais comum) , além de analgésicos. Porém, jamais consumir qualquer medicação sem orientação médica! As doses e o tempo de tratamento variam conforme o tipo de herpes. Se o tratamento for iniciado em até 72h, ou logo que se sente o sintoma de que ele está voltando, uma vez que, como já foi dito, não tem cura, há a possibilidade de encurtar o surto e reduzir os sintomas da doença.

Outra dica são os cuidados com a higiene, que podem evitar infecções bacterianas secundárias, a principal causa de cicatrizes residuais.

Deus os abençoe e cuidem bem do corpo que é Templo do Espírito Santo de Deus.

Com carinho e bênçãos

 

Colunista - Frei Rinaldo

 

Escrito por:
FREI RINALDO-40 (Juan Ribeiro )
Frei Rinaldo, osm

Religioso da Ordem dos Servos de Maria (OSM)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...