Na manhã deste sábado (30), o Santo Padre, Papa Francisco presidiu o nono Consistório de seu pontificado na Praça São Pedro, marcando mais um momento significativo para a Igreja Católica. Vinte e um novos cardeais foram oficialmente elevados ao Colégio Cardinalício, em uma cerimônia que destacou a importância da evangelização e da unidade na Igreja.
Os novos membros do Colégio Cardinalício foram anunciados pelo Papa Francisco durante a oração do Angelus, em 9 de julho deste ano. Dentre os novos cardeais, 18 serão eleitores, com destaque para figuras como Robert Francis Prevost, Claudio Gugerotti, e Victor Manuel Fernández, entre outros notáveis. Três deles possuem mais de 80 anos, tornando-os inelegíveis para um futuro conclave: Agostino Marchetto, Diego Rafael Padrón Sánchez e Luis Pascual Dri.
Leia MaisO que é um consistório?Em sua homilia, o Santo Padre destacou o papel do Espírito Santo como o maestro do Colégio Cardinalício, enfatizando a diversidade e unidade que o Espírito Santo cria.
O Papa observou que, ao ler a narrativa do Pentecostes, os pastores geralmente se identificam com os Apóstolos, mas ele viu uma "surpresa" ao associar os novos cardeais com a multidão que se reuniu naquele evento, representando diversas nações e línguas.
"Os Apóstolos eram 'todos galileus', enquanto o povo que se reunira era 'proveniente de todas as nações que há debaixo do céu', precisamente como o são os Bispos e os Cardeais no nosso tempo”, explicou.
Francisco enfatizou a importância de reconhecer a graça do Evangelho recebida em seus próprios povos de origem e a forma como a fé é transmitida "em dialeto" por meio das gerações. Ele lembrou a todos que somos tanto evangelizadores quanto evangelizados e exortou a não serem "funcionários", mas sim testemunhas vivas do Evangelho.
"lá, na história do nosso povo – diria na 'carne' do nosso povo –, o Espírito Santo operou o prodígio da comunicação do mistério de Jesus Cristo morto e ressuscitado. E chegou até nós 'na própria língua', nos lábios e nos gestos dos nossos avós e dos nossos pais, dos catequistas, dos sacerdotes, dos religiosos... Cada um de nós pode recordar vozes e rostos concretos. A fé é transmitida, 'em dialeto', pelas mães e pelas avós.”
O Papa também usou a metáfora de uma orquestra sinfônica para ilustrar a diversidade na Igreja, afirmando que a diversidade é necessária, desde que cada membro contribua para o bem comum. Ele enfatizou que o Espírito Santo é o maestro interior de cada um e do caminhar conjunto da Igreja, sendo a própria harmonia que os guia.
Ao concluir sua homilia, o Santo Padre confiou os novos cardeais à proteção da Virgem Maria, expressando sua esperança de que eles continuem a ser luzes e guias para a Igreja em todo o mundo.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.