A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) ocorre no Brasil entre os dias 1º e 8 de junho de 2025, com o tema provocativo: “Crês nisso?” (cf. João 11,26).
Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a iniciativa busca reunir cristãos de diferentes tradições em oração e diálogo, com o objetivo de superar divisões históricas e construir uma fé comum.
Tradicionalmente celebrada em janeiro no hemisfério Norte, no período entre as festas de São Pedro e São Paulo, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece, no Brasil e em outros países do hemisfério Sul, próxima à festa de Pentecostes, que remete à união e ao nascimento da Igreja.
No país, a coordenação da SOUC é realizada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), responsável por oferecer materiais litúrgicos, reflexivos e formativos, todos em formato digital e de acesso gratuito.
A proposta é que igrejas, comunidades e grupos ecumênicos promovam celebrações, encontros e momentos de oração ao longo da semana.
O texto bíblico traz à tona a dor da perda, o poder da ressurreição e, acima de tudo, uma pergunta essencial sobre o conteúdo da fé cristã.

O tema de 2025
O versículo de João 11,26, no qual Jesus pergunta a Marta: “Crês nisso?”, inspira toda a SOUC 2025. O grupo internacional que preparou os subsídios deste ano convida os fiéis a uma reflexão profunda: Em que Jesus acreditamos? Um Jesus compassivo, solidário e libertador, ou um Cristo moldado por interesses pessoais e ideológicos?
A SOUC 2025 também marca a celebração dos 1.700 anos do Concílio Ecumênico de Niceia, realizado em 325 d.C. Esse evento foi um marco na história do cristianismo, definindo consensos essenciais sobre a natureza divina de Jesus Cristo e a data da celebração da Páscoa.
O concílio deu origem ao Credo Niceno, uma das mais importantes declarações de fé para várias tradições cristãs.
Apesar de ter sido convocado por motivos políticos pelo imperador Constantino, o Concílio representou a primeira tentativa de reunir lideranças cristãs para refletir conjuntamente sobre a fé.
O termo “ecumênico” referia-se, na época, ao território do Império Romano, mas hoje está associado ao diálogo e à busca de comunhão entre diferentes igrejas.
Desde 2021, todos os materiais da SOUC são disponibilizados exclusivamente em formato digital. O Caderno de Celebração (e-book), o cartaz oficial e a explicação da arte criada por Gabriel Zinani estão disponíveis para download no site do CONIC.
As comunidades também são convidadas a fazer uma oferta especial durante a Semana, como expressão concreta de apoio ao ecumenismo. Os recursos arrecadados contribuem para ações regionais e nacionais organizadas pelo CONIC.
A oferta da SOUC simboliza o compromisso com o ecumenismo. É uma forma concreta de demonstrar que se acredita realmente na unidade dos cristãos (João 17, 21).
Os recursos doados ao longo da Semana são distribuídos anualmente da seguinte forma: 40% para a representação regional do CONIC (onde houver), destinados a reuniões e atividades ecumênicas locais, e 60% para o CONIC Nacional, para projetos de maior alcance.
add_box Ecumenismo e diálogo inter-religioso são caminhos para a paz no mundo
Fonte: CNBB
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.