Por Redação A12 Em Igreja

Semana Nacional do Migrante conta com ações em todo o país

31_semana_do_migranteTeve início no domingo (12) a 31ª Semana Nacional do Migrante promovida pelo Serviço Pastoral do Migrante. A atividade ocorre tradicionalmente neste mês em alusão ao dia 20 de junho, considerado o Dia Mundial do Refugiado. 

A cada ano a iniciativa retoma o tema da Campanha da Fraternidade, na ótica das migrações, e este ano foi inspirada na Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco com o tema: “Migração e Ecologia” e o lema: “O Grito que vem da Terra”.

 

Segundo a ONU em 2015 o número de migrantes internacionais alcançou a marca de 244 milhões, destes 20 milhões são refugiados.

Para Dom José Ferreira Salles, C.Ss.R., presidente do Serviço Pastoral dos Migrantes a atividades “quer colaborar com a reflexão sobre os gritos da terra e nos chamar à responsabilidade para o cuidado com a casa comum e a vida que nela habita”.

Ao longo da semana dioceses de todo o país realizam atividades voltadas para a questão da migração. Veja algumas das ações: 

São Paulo 

Em São Paulo, o Serviço Pastoral dos Migrantes irá celebra o Dia Nacional do Migrante, no dia 19, com Missa na Catedral da Sé, às 11h.

Florianópolis

Na arquidiocese catarinense a atividade contará com missas no dia 19 de junho, às 7h30, na TV Band, e às 18h, na Catedral. No dia 22 uma atividade cultural em comemoração ao Dia do Migrante ocorre no Centro Integrado de Cultura, à partir das 19h30, aberta para todos.

Mato Grosso do Sul 

Em Campo Grande (MS) o Serviço Pastoral do Migrantes promove o 'Seminário das Migrações', na quinta-feira (16), para discutir a realidades dos migrantes e refugiados no Estado. O evento ocorre das 8h às 18h, no Anfiteatro da Universidade Católica Dom Bosco.

Porto Alegre

Na capital do Rio Grande do Sul diversas atividades culturais e celebrativas acontecem ao longo da semana. Amanhã (14) ocorre uma atividade em preparação ao 'VII Fórum Social Mundial das Migrações', das 18h30 às 21h, na igreja da Pompeia, no bairro Floresta e no domingo (19), a ‘Caminhada pela Paz’ reúne imigrantes, voluntários, religiosos e interessados na causa, às 12h, da Igreja da Pompeia em direção ao Brique da Redenção.

Piauí

A Arquidiocese de Teresina realiza a 23ª edição da Semana do Migrante com diversas atividades. Missas,caminhada, momento de espiritualidade, encontro formativo e uma missa no assentamento 'Passagem Santo Antonio', em Nazária, em parceria com a Cáritas Regional e outras entidades. A Missa de encerramento ocorre na Paróquia de Nazária, no domingo (19). 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.