Dentro das celebrações pelos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, foi realizado um seminário sobre a história e os desafios desse vínculo estatal, com o tema “Relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé”, que reuniu autoridades civis e eclesiásticas em Roma, na última terça-feira (20). Assista o seminário na íntegra aqui!
A mesa institucional de abertura contou com a presença do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Jaime Spengler, e do reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pe. Anderson Antônio Pedroso, S.J.
A proposta foi revisitar o percurso histórico iniciado oficialmente em 23 de janeiro de 1826. O embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas, destacou o significado simbólico do seminário para o início das comemorações.
“Estas relações tiveram início com a aceitação pelo Papa Leão XII das cartas que credenciavam o Monsenhor Francisco Corrêa Vidigal como representante do império brasileiro para negociar o reconhecimento da independência do Brasil pela Santa Sé”, afirmou.
Segundo o diplomata, o gesto do Pontífice da época teve impacto decisivo na história nacional. A adesão da Santa Sé contribuiu para que o Brasil alcançasse reconhecimento internacional em outros países, consolidando sua presença no cenário global do século XIX.
Em sua conferência, o Cardeal Jaime Spengler ressaltou o papel missionário na formação do território brasileiro. “Se o Brasil tem hoje as fronteiras que tem muito se deve aos missionários”, afirmou. Para ele, a atuação evangelizadora esteve profundamente ligada à organização social e cultural do país, tanto no Sul quanto na Amazônia.
O presidente da CNBB recordou ainda os 400 anos das missões jesuíticas no Brasil, definidas por ele como uma “epopeia bonita e extraordinária”. O cardeal também destacou os 15 anos do Acordo Brasil-Santa Sé, lembrados em 2025 pela Conferência com um seminário sobre laicidade do Estado e liberdade religiosa.
O acordo, segundo Dom Jaime, ajudou a consolidar garantias jurídicas para a atuação da Igreja e o exercício da fé no país, além de fortalecer o diálogo institucional entre o Estado brasileiro e a Santa Sé.
add_box 5 perguntas e respostas sobre o Acordo Brasil-Santa Sé
Toda a presidência da CNBB participa da programação do bicentenário. Estão em Roma o Cardeal Jaime Spengler; Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente e Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral.
Na foto oficial do encontro, os bispos aparecem ao lado do embaixador Everton Vieira Vargas e do cardeal Lorenzo Baldisseri. Ex-núncio apostólico no Brasil entre 2002 e 2012, Baldisseri teve papel relevante na diplomacia pontifícia, inclusive em temas ligados ao Acordo Brasil-Santa Sé.
add_box O que é um Núncio Apostólico na Igreja Católica?
O Vaticano incluiu o bicentenário das relações diplomáticas com o Brasil entre as datas comemorativas oficiais de 2026. Estabelecido poucos anos após a Independência, esse vínculo figura entre os mais antigos mantidos pelo Estado brasileiro. O ponto alto da programação será a missa solene de 23 de janeiro, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
arrow_forward A Rede Aparecida de Comunicação fará cobertura especial desse momento histórico. Acompanhe!
Fonte: CNBB
Quantos anos Michelangelo dedicou à pintura da Capela Sistina?
Olhar para o impressionante afresco de Michelangelo presente na Capela Sistina, desperta a curiosidade sobre o tempo necessário para o artista concluir a obra.
Papa Leão XIV explica como Deus se revela como Pai em Cristo
Catequese do Papa seguiu inspirada pela Dei Verbum, que se trata da Revelação Divina, com o entendimento de Deus como nosso pai, explicado por Cristo
O que significa honrar pai e mãe na vida adulta?
Muitas pessoas se questionam sobre o significado do quarto mandamento da Lei de Deus na vida adulta. Entenda porque honrar pai e mãe vai além da obediência.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.