Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Igreja

Brasil e Santa Sé celebram 200 anos de relações diplomáticas

CNBB e autoridades diplomáticas se encontrarão no Vaticano para relembrar relações que existem desde os anos 1800, de antes da Independência do Brasil

Escrito por Redação A12

16 JAN 2026 - 16H11

ucky-photo/ Adobe Stock

A diplomacia entre o Brasil e a Santa Sé entra em um momento histórico em 2026. O Vaticano incluiu oficialmente o bicentenário das relações diplomáticas entre os dois Estados em sua agenda institucional. O encontro recorda um vínculo iniciado em 1826, poucos anos após a Independência do Brasil, e que permanece entre os mais antigos da história diplomática brasileira.

Nesse contexto, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) cumpre, entre os dias 20 e 29 de janeiro, uma intensa agenda em Roma. As visitas aos Dicastérios da Cúria Romana reforçam o diálogo permanente entre a Igreja no Brasil e os organismos centrais da Santa Sé.

:: A TV Aparecida irá cobrir esse encontro especial entre a Santa Sé e a CNBB. Aguarde as notícias acompanhando as nossas redes sociais: @portala12.

O encontro deste ano tem um peso adicional. Será a primeira audiência oficial da atual presidência da CNBB com o Papa Leão XIV, marcada para o dia 26 de janeiro. O gesto reafirma a importância institucional do episcopado brasileiro no cenário eclesial e diplomático internacional.

A delegação é formada pelo Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB; Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente; Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife e segundo vice-presidente e Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência.

add_box  O Vaticano, estado soberano da Igreja Católica

CNBB CNBB

A programação começa no dia 20, com a participação da CNBB no seminário “Relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé”. O evento é promovido pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e acontece na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. A iniciativa propõe uma leitura histórica e atual do papel diplomático da Igreja e do Estado brasileiro ao longo de dois séculos.

Outro momento ocorre no dia 23 de janeiro, com a missa solene na Basílica de Santa Maria Maior. A celebração integra oficialmente o calendário do Bicentenário e deve reunir autoridades religiosas, civis e diplomáticas do Brasil e do Vaticano.

Além das celebrações, a agenda prevê encontros com diversos Dicastérios. Estão incluídas reuniões com os organismos responsáveis pela Doutrina da Fé, Clero, Bispos, Cultura e Educação, Evangelização, Secretaria de Estado e América Latina. Cada compromisso reflete áreas estratégicas da cooperação entre a Igreja no Brasil e a Santa Sé.

Ao longo de 2026, estão previstas ações culturais e acadêmicas em Roma e no Brasil voltadas às comemorações do Bicentenário. Entre elas, o lançamento de um selo postal comemorativo no Vaticano, uma mostra de cinema brasileiro e um seminário dedicado ao Padre Antônio Vieira, figura central da história luso-brasileira e eclesial.

No Brasil, a data será lembrada durante a Assembleia Geral da CNBB, além de sessões solenes, exposições e eventos institucionais em Brasília. As iniciativas buscam preservar a memória histórica e renovar um compromisso comum.

add_box  Qual a diferença entre Santa Sé, Vaticano e Igreja Católica?

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...