Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Por Redação A12 Em Igreja

Seminário São José, o primeiro do Brasil, celebra 275 anos

O primeiro seminário do Brasil celebra neste domingo (7) os seus 275 de existência. Fundado no século 18 quando ainda não existiam casas de formação e de estudo destinadas aos futuros sacerdotes, o Seminário São José surgia no Rio de Janeiro como uma instituição atenta às transformações políticas, sociais e religiosas do Brasil.

Primórdio do Seminário São Jose no RioO seminário foi fundado graças ao zelo pastoral de Dom Frei Antônio de Guadalupe, que deseja corresponder aos anseios do Concílio de Trento e por desejar uma esmerada formação para os futuros sacerdotes. A instituição foi criada através da provisão de 5 de setembro de 1739. Inicialmente foi construído no sopé do Morro do Castelo, mas desapareceu junto com a demolição do morro, no início do século 20, para a abertura da Avenida Central, atual Rio Branco.

Em sua trajetória passou por alguns problemas, marcadamente em 1907, quando por motivos econômicos o Cardeal Joaquim Arcoverde se viu obrigado a fechar a instituição. Durante este período os seminaristas foram estudar em São Paulo, e somente em 1924 foi reaberto, funcionando num palacete arrendado na Ilha de Paquetá.

Dias Atuais

Em 2012, no governo do Cardeal Orani João Tempesta, o seminário propedêutico foi transferido para as dependências do Rio Comprido, caminhando junto com o seminário maior. Sua sólida base espiritual e intelectual, com os estudos na Faculdade Eclesiástica de Filosofia e no Instituto Superior de Teologia, aliada ao desenvolvimento corporal, com aulas de educação física, e ao desenvolvimento artístico-musical, com a Schola Cantorum, e ainda o estágio pastoral nas paróquias, permite aos seminaristas cultivar não só uma boa preparação para o futuro ministério sacerdotal, mas também dotá-los de uma profunda e variada riqueza cultural, tão necessárias nestes novos tempos competitivos e de tão rápida capacidade de comunicação.

A formação se dá em dimensões humano-afetiva, intelectual, espiritual e pastoral. Acolhendo seminaristas vindos das mais diversas dioceses dentro e fora do Estado do Rio de Janeiro. Sua missão continua a ser em formar os futuros sacerdotes da Igreja segundo o seu lema “In caritate et veritate”, através da dedicação e empenho do clero diocesano, que ao mesmo tempo constrói e é parte desta história marcada pelo auxílio da Providência Divina.

Com a transferência do Seminário Propedêutico da Tijuca, começou a funcionar no local, a partir de 2011, um novo seminário de caráter arquidioceseano e missionário, o Redemptoris Mater para a Nova Evangelização.

É inegável a importância que o Seminário Arquidiocesano São José teve e tem, direta ou indiretamente, na formação de uma boa parte do clero nacional. Se contabilizar o número de sacerdotes formados pela instituição, se confirma uma imensa legião que tanto serviu e continua servindo à Igreja do Rio de Janeiro e do Brasil.

Neste domingo, o Seminário encerrará o jubileu de 275 anos com atividades especiais. Conheça o Seminário. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...