Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Papa Francisco, através do Sínodo dos Bispos, convoca os cristãos a trilhar um novo caminho: o caminho da sinodalidade, ou seja, caminhar juntos. A dimensão do caminhar juntos é bíblica: Deus, no Antigo Testamento, caminhou junto com o seu povo (Ex 13,21); Jesus Cristo se fez companheiro (Lc 24, 13-35). É preciso, segundo o papa, romper barreiras do individualismo, cada vez mais presente na atual conjuntura, utilizando estratégias que promovem a vida e a união. Não são as armas, mas a união do caminhar juntos que geram a paz.

No documento preparatório para este Sínodo, Francisco destaca que a triste pandemia da Covid-19 nos relembrou que “viajamos no mesmo barco” e, nesta viagem, ninguém se salva sozinho (nº5); ninguém é autossuficiente para viver isolado. Se o isolamento social, durante a pandemia, foi uma arma contra o vírus, com a ressurreição do Senhor, é preciso ressuscitar o espírito comunitário do estar a caminho; é preciso ressuscitar a coragem de testemunhar Jesus Cristo; é preciso ressuscitar a união que nos faz fortes diante de realidades desafiadoras. Não podem ficar sepultadas a fé comunitária e a dimensão do caminhar juntos. Não existe igreja de uma só pessoa; igreja sempre é comunitária.
No documento “a sinodalidade na vida e na missão da Igreja”, a Comissão Teológica Internacional destaca que a “sinodalidade é uma expressão viva da catolicidade da Igreja em Comunhão” (nº58). O caminho sinodal - caminhar juntos - é a via pela qual percorreram todos aqueles e aquelas que testemunharam Jesus Cristo. Quem percorre caminhos diferentes pode até dizer que é cristão, mas não tem o direito de afirmar que é discípulo de Jesus Cristo, já que o verdadeiro discípulo do Senhor divide o seu caminhar com outros que trilham o mesmo caminho. No caminho sinodal, Jesus Cristo é companheiro e, também, o Caminho (Jo 14,6).
Leia MaisSinodalidade: caminhar juntosÉ desejo do papa - e como seria bom se fosse também de todos os cristãos - que a sinodalidade não fosse apenas uma expressão vazia, mas um caminho a ser percorrido. Que neste caminho nunca faltem mãos amigas para levantarem aqueles que estão caídos; que no caminho sinodal ninguém seja excluído ou discriminado por pensar diferente; que neste caminhar sejamos irmãos, e não adversários!
No caminho da sinodalidade, “nós somos caminheiros que marcham para os céus, Jesus é o Caminho que nos conduz a Deus”.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.