A Secretaria Geral do Sínodo divulgou o novo documento "Pistas para a Fase de Implementação do Sínodo", com orientações para as Igrejas locais continuarem os estudos iniciados por Papa Francisco em 2021 e agora renovados por Papa Leão XIV.
A publicação marca uma nova etapa no processo sinodal, com foco em ações concretas, conversão pastoral e escuta ampliada, que levará toda a Igreja à Assembleia Eclesial de outubro de 2028.
Incentivados pelo Papa Leão XIV a continuar no “estilo da sinodalidade em uma atitude que nos ajuda a ser Igreja", o texto foi aprovado pelo XVI Conselho Ordinário, que esteve reunido no fim de junho.
:: Leia a versão em português do Documento Final do Sínodo, o último que o Papa Francisco participou
O Papa Leão XIV reafirmou os Grupos de Estudo estabelecidos por Francisco e instituiu dois novos: um voltado à “liturgia em perspectiva sinodal” e outro sobre “o estatuto das Conferências Episcopais, das Assembleias Eclesiais e dos Concílios Particulares”.
Foi anunciado um evento especial para este Ano Jubilar: o Jubileu das Equipes Sinodais e dos Organismos de Participação, a ser realizado de 24 a 26 de outubro de 2025, como momento de troca de experiências e reforço da comunhão.
Em meio a um mundo marcado por conflitos e divisões, o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, destacou que “há mais do que nunca a necessidade de uma Igreja que saiba ser sinal e instrumento da unidade de todo o gênero humano”.
Para o cardeal Grech, muitas comunidades já trilham com entusiasmo esse caminho, enquanto outras continuam iniciando. Por isso, a necessidade deste novo documento, que surge como um horizonte comum e um convite à coragem diante das dificuldades.
“A Secretaria Geral do Sínodo permanece à disposição de todos para ouvir, acompanhar, animar o diálogo e a troca de dons entre as Igrejas. Com base nas contribuições e perguntas recebidas, oferecerá mais estímulos e instrumentos”, afirmou o cardeal.
Nessa perspectiva, serão promovidas conferências, seminários de estudo e momentos de reflexão compartilhada. Será acompanhada a organização das assembleias continentais de avaliação (1º trimestre de 2028) e da assembleia eclesial de outubro de 2028, como ocasiões para compartilhar experiências de renovação de práticas e estruturas em sentido sinodal, a fim de submetê-las ao Papa para uma validação definitiva.
Bispos diocesanos terão papel central nessa condução, com o apoio de equipes sinodais formadas por leigos, religiosos e representantes de diferentes culturas. Essas equipes devem ser reativadas, fortalecidas ou criadas onde ainda não existirem.
O documento incentiva momentos de formação e leitura partilhada do Documento Final da Assembleia Sinodal de 2024. Entre os temas-chave estão o diálogo com outras religiões, o impulso ecumênico e o protagonismo de leigos e leigas em funções de liderança que não exigem ordenação.
:: Como aplicar os frutos do Sínodo nas Dioceses?
Fonte: Vatican News
Uma vida dedicada à comunicar a fé: morre irmã Maria da Glória
Morre aos 90 anos a irmã Maria da Glória Bordeghini, pioneira da comunicação eclesial no Brasil, com mais de 50 anos dedicados à evangelização da mídia católica
15 dias de oração com São João da Cruz e a via contemplativa
Na dica de leitura, conheça a espiritualidade de São João da Cruz e descubra como a oração contemplativa pode ser vivida por todos, no silêncio e no cotidiano.
Papa divulga a mensagem para o Dia Mundial da Paz 2026
Papa Leão XIV divulga mensagem para o 59º Dia Mundial da Paz, o texto é um convite à busca por uma paz “desarmada e desarmante” em meio aos conflitos atuais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.