A Secretaria Geral do Sínodo divulgou o novo documento "Pistas para a Fase de Implementação do Sínodo", com orientações para as Igrejas locais continuarem os estudos iniciados por Papa Francisco em 2021 e agora renovados por Papa Leão XIV.
A publicação marca uma nova etapa no processo sinodal, com foco em ações concretas, conversão pastoral e escuta ampliada, que levará toda a Igreja à Assembleia Eclesial de outubro de 2028.
Incentivados pelo Papa Leão XIV a continuar no “estilo da sinodalidade em uma atitude que nos ajuda a ser Igreja", o texto foi aprovado pelo XVI Conselho Ordinário, que esteve reunido no fim de junho.
:: Leia a versão em português do Documento Final do Sínodo, o último que o Papa Francisco participou
O Papa Leão XIV reafirmou os Grupos de Estudo estabelecidos por Francisco e instituiu dois novos: um voltado à “liturgia em perspectiva sinodal” e outro sobre “o estatuto das Conferências Episcopais, das Assembleias Eclesiais e dos Concílios Particulares”.
Foi anunciado um evento especial para este Ano Jubilar: o Jubileu das Equipes Sinodais e dos Organismos de Participação, a ser realizado de 24 a 26 de outubro de 2025, como momento de troca de experiências e reforço da comunhão.
Em meio a um mundo marcado por conflitos e divisões, o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, destacou que “há mais do que nunca a necessidade de uma Igreja que saiba ser sinal e instrumento da unidade de todo o gênero humano”.
Para o cardeal Grech, muitas comunidades já trilham com entusiasmo esse caminho, enquanto outras continuam iniciando. Por isso, a necessidade deste novo documento, que surge como um horizonte comum e um convite à coragem diante das dificuldades.
“A Secretaria Geral do Sínodo permanece à disposição de todos para ouvir, acompanhar, animar o diálogo e a troca de dons entre as Igrejas. Com base nas contribuições e perguntas recebidas, oferecerá mais estímulos e instrumentos”, afirmou o cardeal.
Nessa perspectiva, serão promovidas conferências, seminários de estudo e momentos de reflexão compartilhada. Será acompanhada a organização das assembleias continentais de avaliação (1º trimestre de 2028) e da assembleia eclesial de outubro de 2028, como ocasiões para compartilhar experiências de renovação de práticas e estruturas em sentido sinodal, a fim de submetê-las ao Papa para uma validação definitiva.
Bispos diocesanos terão papel central nessa condução, com o apoio de equipes sinodais formadas por leigos, religiosos e representantes de diferentes culturas. Essas equipes devem ser reativadas, fortalecidas ou criadas onde ainda não existirem.
O documento incentiva momentos de formação e leitura partilhada do Documento Final da Assembleia Sinodal de 2024. Entre os temas-chave estão o diálogo com outras religiões, o impulso ecumênico e o protagonismo de leigos e leigas em funções de liderança que não exigem ordenação.
:: Como aplicar os frutos do Sínodo nas Dioceses?
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.