Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 04 ABR 2019 - 08H30

Evangelho em Libras | 5º Domingo da Quaresma – Ano C

Reflexão: Padre Luiz Camilo Jr - C.Ss.R 
Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha

Naquele tempo, Jesus foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los.
Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus:
“Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”
Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão.
Como persistissem em interroga-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”.”
E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.
E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo.
Então Jesus se levantou e disse: ”Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?”
Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”.” 
Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Reflexão


Este quinto domingo da Quaresma continua falando forte do perdão e da misericórdia, mostrando que devemos perdoar, dar uma nova chance para quem errou na vida poder recomeçar, pois só assim o pecado será vencido e as pessoas aprenderão o valor sagrado do amor que santifica.
Nenhum pecado é maior do que a marca do amor que Jesus oferece. Nenhuma lei religiosa é maior que a misericórdia. Quem consegue perdoar, e se perdoar, consegue ver que Deus sempre abre um caminho para que possamos nos reconstruir na dignidade de sermos seus filhos e filhas. Quem não consegue se perdoar, dificilmente vai conseguir perdoar o outro também. Por isso Jesus diz à mulher: 'Ninguém te condenou? Eu também não te condeno'. Ou seja, não se condene também, não olhe a sua vida a partir do olhar das pessoas que julgam e condenam, mas olhe sua vida a partir do olhar misericordioso de Deus, que te acolhe, que te perdoa e te ajuda a retomar o bom caminho. Muitas vezes por acharmos que estamos sendo fiéis a uma norma religiosa, deixamos de tratar as pessoas com respeito e compaixão. Quando Jesus diz: “Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”, ele estava levando todos a olharem primeiramente para os seus próprios corações e entenderem que ninguém tem o direito de julgar e condenar ninguém. Ao serem questionados por Jesus, aqueles que antes condenavam a mulher e a queriam apedrejar, foram as poucos soltando as pedras das mãos e saindo em silêncio, pois os gestos e as palavras de Jesus os levarem a se reconhecerem também pecadores, e como aquela melhor, necessitados também da misericórdia de Deus. 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.