Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 05 AGO 2020 - 15H46

Evangelho em Libras | 19º Domingo do Tempo Comum – Ano A

Reflexão: Padre Marcelo Magalhães - C.Ss.R.
Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha

(Mt 14,22-33)

Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.

A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “é um fantasma”. E gritaram de medo. 

Jesus, porém, logo lhes disse: “coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”. E Jesus respondeu: “Vem!”

Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”

Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?”

Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o filho de Deus!”

— Palavra da Salvação. 
— Glória a vós, Senhor!

Reflexão

A liturgia deste domingo é vocacional. Ela nos fala do chamado de deus, do envio, do compromisso e da missão.

O evangelho é continuação da multiplicação dos pães, onde Jesus ensinou a grande lição da partilha. Jesus pede que seus discípulos entrem na barca enquanto ele despede as multidões. Os discípulos entram e começam a atravessar o mar para chegar à outra margem. Entrar na barca a pedido de Jesus significa assumir o que ele tinha assumido e viver o compromisso de Jesus em prol da vida dos necessitados, continuar fazendo a partilha que ele fez.

Os discípulos entraram na barca para enfrentar desafios e superar obstáculos na vivência da missão, e não para fazer um passeio. Pois sempre haverá ventos contrários querendo impedir que o reino de deus aconteça. Por isso, quando os discípulos entram no barco e não tem ainda plena confiança em Jesus, facilmente vão se acovardar diante dos perigos e vão permitir que o medo diante das tempestades da vida lhes roube a esperança do coração.

Deus, porém nunca nos abandona, embora nem sempre percebamos sua ação em nossa vida. Ele sempre vem ao nosso encontro, em nosso socorro. O evangelho diz que Jesus vai ao encontro dos discípulos, caminhando sobre o mar, pelas três horas da manhã, para significar que a presença de Jesus marca um novo tempo, um tempo de calmaria, de paz, pois somente ele é capaz de acalmar as tempestades de nossa vida. Em Jesus encontramos o tempo da esperança.

Jesus vem ao encontro deles e pede para que tenham coragem. Pedro ainda duvida que seja Jesus e pede um prova: “senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro caminhando sobre as águas”. Mas Pedro deixa o medo do vento forte ser maior que a esperança de estar indo ao encontro de Jesus, então começa a afundar. Depois disso, Pedro foi repreendido por Jesus por ser ainda fraco na fé. Jesus quer que seus discípulos sejam firmes na fé para enfrentar com coragem os desafios da missão.

O evangelho conclui mostrando que, após Jesus entrar no barco, o mar se acalma e eles professam novamente a fé em Jesus. Quando deixamos Jesus entrar na nossa vida, ele acalma as tempestades que atingem o nosso coração, ele nos encoraja e nos dá paz.

.:: Deus Conosco Dia a Dia

.:: Liturgia
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...