Por A12 Em Evangelhos

Solenidade de São Pedro e São Paulo - Ano C

Intérprete: Simone Vecchio

Reflexão: Diácono Marcelo Magalhães

Deus Conosco
Editora Santuário

Evangelho escrito por Matheus
(Mt 16,13-19)


Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”


Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Homilia


A festa que celebramos hoje é popularmente reconhecida como o dia do Papa, sucessor de Pedro. Mas não podemos esquecer que, ao lado de Pedro, é também celebrado Paulo, o Apóstolo, o Missionário por excelência.
Espera dos discípulos que tenham uma visão exata de Jesus, que as Palavras para dizer quem é Jesus tenham um significado correto e retratem a verdade, o Messias prometidos. O evangelista amplia a resposta de Pedro num diálogo com Jesus estabelecendo os fundamentos da Igreja nascente. Pedro afirma que Jesus é o Messias, o Filho de Deus vivo. De onde Pedro tirou tal afirmação? Ao dizer isso, não está ele equivocado? Não, porque foi o pai que está no céu que revelou a Pedro quem é Jesus, para que ele o anuncie ao mundo com segurança. Pedro recebe de Deus a revelação. Ele terá as chaves do Reino para ligar e desligar, e com Pedro a Igreja de Jesus não será vencida pelo poder do mal.
Se Pedro aparece como fundamento institucional da Igreja, Paulo aparece mais na qualidade de fundador e anunciador, transformado por Cristo em mensageiro, ele realiza, por excelência a missão dos apóstolos de serem testemunhas de Cristo até dos extremos da Terra.
Hoje celebra-se especialmente o Dia do Papa. Isso nos leva a refletir sobre o serviço da responsabilidade e da missão, que cada um de nós como discípulos temos. Pedro e Paulo representam duas vocações da Igreja, duas dimensões do apostolado, diferentes, mas complementares. Que possamos também nós assumir o apostolado de viver e anunciar o Reino de Jesus.

Amém!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.