Por Redação A12 Em Evangelhos Atualizada em 24 NOV 2017 - 10H12

Evangelho em Libras - Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo – Ano A


Reflexão: Padre Marcelo Magalhães - C.Ss.R
Intérprete: Kiara Maria Socuta Quintanilha


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “quando o filho do homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso.
Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 
Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’
Então o rei lhes responderá: ‘em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’
Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não me fostes visitar’.
E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’
Então o rei lhes responderá: ‘em verdade eu vos digo: todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’
Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”. 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

Reflexão
A solenidade de Jesus Cristo, rei do universo, nos leva a celebrar a dimensão do amor-serviço na figura do pastor que cuida das suas ovelhas e que dá atenção àquelas que mais necessitam. Da mesma forma, nós também somos convocados a viver este amor-serviço aos irmãos, principalmente aos necessitados.
Dizer que Jesus é rei, não é ter presente a lógica do poder humano. Jesus não é rei que veio para ser servido, mas Jesus é rei porque é servidor. O reino de Deus não se constrói pelo amor ao poder, mas sim pelo poder de amar. Esse é o poder que edifica o reino de Deus: o amor. E Jesus é rei porque ama com a vida, ama entregando a vida pelos seus. O reino que Jesus veio inaugurar é o reino do serviço na humildade. O reino que acontece na capacidade de lavar os pés e de partilhar o pão.
Ao longo deste ano litúrgico, vimos que ouvir a voz de Deus é colocar em prática a sua palavra. Por isso, precisamos ver se estamos agindo conforme a ovelha que escuta seu pastor e obedece a seus ensinamentos.
O evangelho fala forte que o sinal que nos identificará como ovelhas do rebanho de Jesus são as nossas ações em favor dos que mais necessitam, o bem que fizermos ao nosso próximo. Quem passou por essa vida e nada fez de bom para o seu semelhante, será um estranho ao coração de Deus. Pois Jesus quer ser acolhido no irmão que sofre.
Por isso, em essência seremos julgados pela nossa caridade. Seremos reconhecidos por Deus pelo amor que oferecemos aos outros, mas o amor traduzido em gestos concretos de partilha, de solidariedade e de compaixão.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Evangelhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.