Liturgia

A glorificação de Jesus: Caminho, Verdade e Vida!

Evangelho de São João nos convida trilhar corajosamente o caminho do amor radical ao seguir Cristo

Escrito por Alberto Andrade

17 MAR 2024 - 07H30

Wikipedia

“Agora sinto-me angustiado. E que direi? `Pai, livra-me desta hora!’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!’ Então, veio uma voz do céu: ‘Eu o glorifiquei e o glorificarei de novo!’” (Jo 12, 27–28)

Próximos de viver a Semana Santa, somos chamados a mergulhar mais profundamente na contemplação do mistério da redenção que nos é oferecido através da Páscoa de Jesus Cristo. Neste quinto domingo da Quaresma, somos convidados a refletir sobre a promessa de vida nova que Deus nos oferece, mesmo nas situações mais sombrias de nossas vidas.

No Evangelho de São João (Jo 12, 20–33), Nosso Senhor fala sobre Sua iminente Paixão, Morte e Ressurreição. Ele compara Sua própria morte à de um grão de trigo que cai na terra e morre, mas que produzirá muito fruto. Jesus está antecipando Sua glorificação através de Sua morte e ressurreição, que trarão vida eterna para todos aqueles que creem Nele.

“Meus queridos irmãos e irmãs, neste tempo de Quaresma, somos convidados a olhar para a Cruz de Cristo com fé e esperança. Embora a Cruz possa parecer um símbolo de sofrimento e morte, para nós, cristãos, é o símbolo da nossa redenção e salvação. É através da morte e ressurreição de Jesus que somos libertos do pecado e da morte, e recebemos a promessa da vida eterna”, diz Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá (PR), neste artigo no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Wikipedia
Wikipedia


Trilhar o amor radical

O evangelista também relata que alguns pagãos procuram o Apóstolo Filipe e exclamam desejosos: “Senhor, gostaríamos de ver Jesus” (Jo 12,21). Eles expressam este desejo porque sabem que na Nova Aliança, Deus acolhe toda a humanidade e porque sabem que para tornar-se povo de Deus precisam “conhecer”, olhar, e contemplar Jesus, e aprender com Ele a ser filho de Deus. 

A partir do encontro pessoal com Cristo, entendemos que seguí-Lo significa trilhar corajosamente o caminho do amor radical, da doação diária da vida que culminará na entrega total a Deus e aos irmãos por meio da morte na Cruz. Ao receber a solicitação daqueles gregos ansiosos por conhecer a Verdade, Jesus aproveita para realizar o anúncio da sua Paixão.

Dando a vida por amor, Jesus deixa aos seus discípulos sua última e suprema lição. Mas o que é que nasce através da doação de Jesus? Nasce a Nova e Eterna Aliança, semente para uma nova humanidade.

A voz que se ouve vinda do céu como um trovão recorda como outrora o Senhor Deus falava revelando sua vontade ao povo eleito e por isto, confirma que a proposta de Jesus é garantia de encontro com Deus. Confirma-se, desta forma, aos discípulos que oferecer a vida por amor não é um caminho de fracasso e de morte, mas um caminho de glorificação e de vida em abundância.

“E que na Quaresma, possamos renovar nosso compromisso com Deus, permitindo que Ele escreva Sua lei em nossos corações, buscando sinceramente o perdão por nossos pecados e colocando nossa confiança na salvação que nos é oferecida através de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador”, completa Dom Battisti.

A liturgia deste domingo (17) mostra que ao longo da história, Deus buscou apontar ao ser humano o caminho da salvação e da vida definitiva. Sua Palavra nos garante que a salvação é alcançada por uma vida vivida na obediência dos divinos projetos e na doação total aos irmãos. Como os dois homens no início do Evangelho de hoje, nos apressemos para conhecer Jesus, Caminho, Verdade e Vida.

.::Celebre o Tríduo Pascal na Casa da Mãe Aparecida

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...