Na Quinta-Feira Santa, a Igreja Católica em todo o mundo inicia a celebração do Tríduo Pascal, ponto máximo da Semana Maior, que faz memória aos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
Logo pela manhã, às 9h do dia 17 de abril, no Altar Central do Santuário Nacional, será rezada a Missa do Crisma, com a presença de todo o clero da Arquidiocese de Aparecida, que irá renovar suas promessas sacerdotais, além da bênção dos óleos usados pela Igreja.
Às 12h, teremos a Catequese Missionária sobre a Redenção de Cristo, às 16h a Escola de Maria que fará a relação entre a Páscoa de Moisés e a Páscoa de Cristo.
Oficialmente, a abertura do Tríduo Pascal na Casa da Mãe acontece na Missa das 20h, com o tradicional rito do Lava-pés, celebrando a última Ceia do Senhor, onde foram instituídas a Santa Eucaristia e o sacerdócio ministerial.
Em seguida, a Vigília acontece na Capela São José, às 22h.
A Sexta-Feira Santa (18) é dia de recolhimento pelo luto de Nosso Senhor, e por esse motivo, neste dia não é celebrada a Santa Missa. Em Aparecida, acontece a Meditação da Via-Sacra, às 9h, no Altar Central. O Sermão das Sete Palavras acontece às 12h.
A Celebração da Paixão do Senhor acontece às 15h e a procissão do Senhor Morto às 18h, que sairá pela Nave Norte, passando em frente ao Campanário, segue em direção à Capela do Batismo e termina na Tribuna Papa Bento XVI.
No Sábado Santo (19) acontece às 9h a Celebração das dores de Nossa Senhora. Às 12h será recitado o Ofício de Nossa Senhora, momento de esperança da Ressurreição de Cristo.
E a mais importante de todas as solenidades para a fé católica, a Solene Vigília Pascal será realizada às 20h. No rito, é aceso o Círio Pascal, vela que representa Cristo Ressuscitado, a Liturgia da Palavra com leituras do Antigo e Novo Testamento, Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.
Com a certeza que Jesus verdadeiramente está vivo, o Domingo de Páscoa (20) começa logo cedo, com a Procissão da Ressurreição, às 6h30.
No Santuário, serão celebradas missas às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.
Toda a programação da Semana Maior na Casa da Mãe está disponível na página oficial, para que você possa vir com sua família para o Santuário e também acompanhar as celebrações pela Rede Aparecida de Comunicação.
Compreenda a simbologia do Tríduo Pascal
Conheça a estrutura da Supertenda da Família dos Devotos
O Santuário Nacional prepara uma calorosa acolhida aos devotos que vêm celebrar os 26 anos da Família dos Devotos na Casa da Mãe neste mês de julho
Entenda o tema da Novena e Festa da Padroeira 2025
O reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. explica o tema da Novena e Festa da Padroeira de 2025, para que possamos vivenciar esta mensagem.
Santuário Nacional inaugura usina solar que vai suprir até 65% da energia do complexo
No dia 11 de julho, às 10h, o Santuário Nacional de Aparecida inaugura a Usina Fotovoltaica São Francisco, projeto que prevê gerar até 65% da energia consumida no complexo de acolhida da Basílica. A iniciativa marca um avanço na sustentabilidade institucional, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas. A bênção e o acionamento da usina acontecem na Fazenda São José, propriedade localizada a 3 km do Santuário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.