Liturgia

Comissão de Pastoral promove oficina sobre nova tradução da 3ª Edição do Missal

O encontro foi promovido para examinar alterações e novidades propostas pela nova tradução do Missal

Escrito por Vanessa Rodrigues

22 NOV 2023 - 05H56 (Atualizada em 22 NOV 2023 - 12H28)

Vanessa Rodrigues

Leia MaisMinistros Extraordinários da Sagrada Comunhão: chamados a servir o povo de DeusNa tarde do último dia 20 de novembro, a Comissão de Pastoral do Santuário promoveu uma oficina sobre a tradução da 3ª Edição Típica do Missal Romano.

O encontro ocorreu na Comunidade Redentorista do Convento, dentro do Santuário Nacional.

Contou com a participação dos missionários redentoristas que residem na comunidade do Santuário Nacional de Aparecida, das equipes missionárias itinerantes, de outras comunidades redentoristas da cidade de Aparecida, além de Irmãs religiosas e alguns leigos convidados.

A oficina foi ministrada pelo Irmão André Luiz, C.Ss.R., diretor do Centro Redentorista de Espiritualidade, e pelo Pe. Diego Antônio, C.Ss.R., Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, que fizeram uma introdução sobre a 3ª edição do Missal, explicando que ela é uma tradução direta do latim e que levou 23 anos para ser concluída.

A12/ Vanessa Rodrigues
A12/ Vanessa Rodrigues


O sacerdote apresentou as mudanças com a nova atualização, desde a sua divisão e estrutura até os ritos e ressaltou a importância e a responsabilidade dos religiosos em se aprofundarem no Missal Romano, já que o Santuário Nacional é uma referência para as paróquias e comunidades de todo o Brasil.

Ir. André citou que a oficina foi uma oportunidade de preparar os confrades, aqueles que estão unidos à nossa família redentorista, para bem celebrar a convite de Deus e reafirma a importância deste momento:

O Santuário Nacional é um espelho para a Igreja do Brasil e reflete a beleza da liturgia. Essa oficina tem o caráter de nos formar, nos introduzir nessa nova realidade da nova tradução da terceira edição aqui da Comissão Mundial, para que nós possamos celebrar bem, de maneira bela e fervorosa, com as nossas comunidades Brasil afora, levando a todo o povo a beleza da Eucaristia, a beleza da civilização litúrgica que emana aqui do altar do Brasil, que é o altar do Santuário Nacional”, disse.

Segundo Pe. Diego, para os Devotos de Nossa Senhora Aparecida que participam das Missas, pouca coisa irá mudar e afirma que as maiores mudanças ocorrem para os presidentes das celebrações eucarísticas.

Para os devotos de Nossa Senhora Aparecida que participam das celebrações, o mais importante dessa mudança, justamente, é o sentido eclesial, a nossa união com a Igreja de todo o Brasil, mas na prática pouca coisa irá mudar para os devotos. As respostas serão todas conservadas nas orações eucarísticas, nas respostas do rito da missa. O que irá ter uma grande e significativa mudança são os textos que são rezados pelo presidente da celebração. Este sim, sofreu grandes mudanças, significativas alterações na tradução”, falou o Prefeito de Igreja do Santuário.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil inseriu no ritual próprio do Santos a menção aos santos brasileiros, o que é motivo de muita alegria e gratidão para nós:

Para nós, brasileiros, é motivo de muita alegria, de muita gratidão, a menção dos santos brasileiros. Tivemos um acréscimo de três novos santos, o Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, também os Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires, e também a Santa Dulce Lopes Pontes, mais conhecida como Santa Dulce dos Pobres”, disse.

No próximo dia 03 de dezembro de 2023, 1º Domingo do Advento, início do novo Ano Litúrgico, a utilização da 3ª edição típica do Missal Romano (Nova edição do Missal) será obrigatória.

No Santuário Nacional, a missa principal será celebrada na mesma data, às 8 horas da manhã, e presidida por Dom Orlando Brandes.

Como sinal de unidade com toda a Igreja do Brasil, com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, queremos então fazer este momento especial como marco do início do uso do novo Missal”, afirmou o Prefeito de Igreja.

.:: Curiosidades sobre o Novo Missal Romano:

- Peso: 3,450 Kg;

- 1264 páginas;

- Ilustrações de Cláudio Pastro, cedidas pelo Santuário Nacional de Aparecida;

Divulgação / Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
Divulgação / Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)


- Tradução a partir dos textos originais em Latim;

- Elementos próprios da língua e cultura brasileira;

- 12 novos prefácios.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vanessa Rodrigues, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...