“Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado”. (Mc 1,40-45)
Na liturgia do sexto domingo do Tempo Comum acompanhamos Jesus, no início de sua vida pública e contemplando suas primeiras ações como Filho de Deus e nosso Salvador.
Leia MaisReformas na comunicação e liturgia da Igreja Católica completam 60 anosEm que momentos a Liturgia Diária pode ser alterada?São Marcos mostra Cristo entrando em contato com a lepra, doença mais grave da época e por ser considerada um flagelo físico e espiritual, tornava sua vítima um marginalizado, uma vez que o tornando “impuro”, o excluía de todo e qualquer relacionamento social.
O Evangelho apresenta Deus, que convida com ternura e bondade a todos os seres humanos a fazer parte da comunidade. Ele não exclui ninguém nem aceita que, em seu nome, se inventem sistemas de exclusão dos irmãos.
Com isso, o evangelista nos revela, através da ação e missão de Jesus, a verdadeira misericórdia de Deus. Assim como agiu em outro momento por meio dos profetas, no agora e em Jesus, Deus vem ao encontro da humanidade, especialmente das vítimas da rejeição e da exclusão.
Mediante a fé, Deus tem compaixão da miséria daqueles que são excluídos, estende a mão com ternura, liberta dos seus sofrimentos, restaura sua dignidade e os convida a integrar o Reino de Deus. Diante da ação benevolente de Jesus, o homem curado e purificado da lepra se transforma em anunciador das maravilhas de Deus.
A reintegração dos marginalizados se baseia na autoridade que Jesus demonstra; autoridade que neutraliza, por assim dizer, as determinações da Lei. Em Jesus Cristo, temos uma autoridade superior. Para que nós, operando como membros do Senhor, possamos realmente vencer a marginalização, será preciso desenvolver um poder que esteja acima das convenções constrangedoras: a força da solidariedade que brota do Amor que vem de Deus.
.:: Padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., no YouTube do Aparecida ao Vivo, reflete o Evangelho deste quinto domingo do Tempo Comum
Papa explica que a verdadeira riqueza é sermos amados por Deus
Durante a oração do Angelus, Papa Francisco refletiu que a felicidade verdadeira vem de "arriscar o amor", doando aos pobres e seguindo Jesus.
Círio de Nazaré: maior procissão do Brasil acontece neste domingo
A programação do Círio de Nazaré, em Belém-PA, começou com uma Missa na Basílica Santuário no dia 8; e inclui a maior procissão do Brasil, atraindo milhões de devotos até o final de outubro.
A12 acolhe peregrinos no Caminho da Fé com gesto especial
Fomos ao Caminho da Fé entregar presentes aos peregrinos, que chegam com esperança ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.