"Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galileia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!'" (Mc 1, 14-15)
A liturgia deste terceiro domingo do Tempo Comum nos convida a refletir a vocação como iniciativa do amor de Deus e caminho de conversão para os seres humanos. A resposta do homem ao chamado de Deus passa por um caminho de conversão pessoal e de seguimento ao seu Filho, Jesus Cristo. No Evangelho, São Marcos (1,14-20) apresenta o chamado que o Senhor faz a todos para se tornarem seus discípulos e constituírem sua comunidade, semente do Reino de Deus.
Leia Mais"Tarde Te amei!": A conversão de Santo AgostinhoMarcos proclama que a entrada para a comunidade do Reino exige um caminho de conversão e de adesão a Jesus e ao Evangelho. Ser cristão não se trata apenas de aceitar e acreditar em um conjunto de verdades doutrinais, mas é, sobretudo, aderir à pessoa de Jesus, escutar a sua proposta, acolhê-la no coração, vivê-la na vida cotidiana.
Pois, como nos ensina o Papa Bento XVI, “ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (encíclica Deus Caritas est nº1)

Este chamado, que é iniciativa de Deus, exige uma resposta imediata, total e incondicional. Os discípulos não exigem garantias, não solicitam tempo para pensar, para organizar seus negócios, para se despedir do pai ou dos amigos, mas, diante do chamado, deixam tudo e a seguem Jesus.
A vocação a "pescador de homens" significa chamar os outros. Jesus nos chama para que chamemos, em seguida, aos outros, os que ainda não são seus discípulos ou já não o são mais. O que precisamos converter ainda em nossa vida para que o Reino se faça cada vez mais realidade concreta em nossa história? Já colocamos Jesus e o seu Evangelho como centro de nossa vida?
.:: Padre Jorge Américo, C.Ss.R., no YouTube do Aparecida ao Vivo, reflete o Evangelho deste terceiro domingo do Tempo Comum
Uma vida dedicada à comunicar a fé: morre irmã Maria da Glória
Morre aos 90 anos a irmã Maria da Glória Bordeghini, pioneira da comunicação eclesial no Brasil, com mais de 50 anos dedicados à evangelização da mídia católica
15 dias de oração com São João da Cruz e a via contemplativa
Na dica de leitura, conheça a espiritualidade de São João da Cruz e descubra como a oração contemplativa pode ser vivida por todos, no silêncio e no cotidiano.
Papa divulga a mensagem para o Dia Mundial da Paz 2026
Papa Leão XIV divulga mensagem para o 59º Dia Mundial da Paz, o texto é um convite à busca por uma paz “desarmada e desarmante” em meio aos conflitos atuais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.