Chegamos ao Domingo da Ascensão do Senhor, que antecede a solenidade de Pentecostes. A Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 24, 46-53, fala que Jesus eleva-se aos céus diante dos seus discípulos.
A despedida de Jesus aos discípulos, no momento em que sobe aos céus, não significa que Ele estará ausente, pelo contrário: Ele permanece vivo em meio a eles de modo novo. Ele mesmo afirma em Mt 28,20 “Estou convosco todos os dias”.
“Na nossa vida nunca estamos sozinhos: temos este advogado que nos espera e nos defende. Nunca estamos sozinhos: o Senhor crucificado e ressuscitado orienta-nos.” afirmou Papa Francisco em audiência geral em 2013.

Durante seu pontificado, o Papa Francisco nos recordou também que somos uma comunidade de fé. Ele afirma que nunca estamos sozinhos: caminham conosco muitos irmãos e irmãs que, no cotidiano de suas vidas, nos seus problemas e dificuldades, nas suas alegrias e esperanças, vivem a fé conosco e anunciam ao mundo o Senhorio do amor de Deus.
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará (PA), nos explica que, a partir desse acontecimento, Jesus se senta à direita de Deus e envia os discípulos a anunciar a Boa Nova com sinais. Com isso, inicia-se o Tempo do Espírito, entre a Ascensão e a vinda gloriosa de Cristo.
Além disso, a Solenidade destaca a “missão da Igreja” que é chamada a olhar para o alto e para a frente, ou seja, não estagnar, mas avançar com esperança. É tempo de ser peregrinos da esperança, levando o sentido da vida aos diversos lugares.
Abramos os corações para recebermos os dons do Espírito Santo, que o Senhor deseja nos derramar, já contemplando o que celebraremos na próxima semana: Pentecostes.
Na reflexão a seguir, o missionário redentorista Pe. Thiago Costa, C.Ss.R. diz que somos chamados, assim como os discípulos, a termos coragem e pela ação do Espírito Santo, anunciar a boa nova a homens e mulheres pelo mundo inteiro.
Confira a Reflexão da Semana, com o Pe. Thiago
➤ Leia mais:
::. O que aconteceu entre a Ascensão e o Pentecostes?
Fonte: CNBB | Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.