Na 13ª semana do Tempo Comum deste ano, celebramos a Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e o dia do Papa, logo na sequência do Jubileu dos Sacerdotes. E a Palavra de Deus no Evangelho de Mateus 16, 13-19 nos fala sobre a beleza da fé: acreditar em Jesus, aquele que nos guia a Deus Pai criador.
"Jesus lhe disse: Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nenhum ser humano que te revelou isso e, sim, meu Pai que está nos céus. Pois também eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os poderes do inferno jamais conseguirão dominá-la." (Mt 16,18)
Na reflexão da semana, o apóstolo Pedro é nossa referência de fé e de pastor. Ao pronunciar que Jesus é Cristo, o Filho do Deus vivo, ele demonstra sua confiança absoluta Nele. Além disso, Pedro é aquele que recebeu as “chaves do Reino dos Céus”, ou seja, a maior autoridade de fé, responsável por dirigir a Igreja.
Somos chamados a refletir também na pessoa do Papa. A Igreja celebra, no mesmo dia de São Pedro e São Paulo, 29 de junho, o dia do Papa, pois todo Papa é sucessor de Pedro. Por isso, além de aprendermos com a figura do apóstolo pescador, hoje contamos com o pastoreio de Leão XIV que lidera a Igreja e nos encoraja na fé.
Além de olharmos para o Papa como um pai espiritual que exerce o ministério petrino, este dia nos convida a intensificarmos nossas orações em sua intenção.
::. Leia ➕ Por que o Papa tem um dia só dele?
Confira a Reflexão da Semana com o Pe.Thiago Costa, C.Ss.R.
Segundo Dom Carmo João Rhoden, Bispo Emérito de Taubaté (SP), em artigo publicado na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os apóstolos Pedro e Paulo viveram uma grande mudança, “antes por caminhos diferentes, deram a vida pela fé”.
Embora domingo seja sempre o dia do Senhor, o Bispo ressaltou a importância de celebrarmos o testemunho de discípulos como estes, especialmente os mártires, que muito nos ensinam sobre amor a Deus e sua Igreja.
"Pedro, havia negado o Mestre mentindo para uma simples empregada. Paulo fora inimigo e perseguidor feroz dos cristãos, mas no caminho de Damasco, caiu em si. De arque inimigo tornou-se o maior evangelizador dos pagãos. Ambos tornaram-se assim invejáveis mártires, e defensores invictos da fé. A Igreja, assim, começou bem: por isso, logo cresceu admiravelmente.".
::. Leia ➕ Martírio de São Pedro e São Paulo
Seguindo o calendário da programação do Ano Jubilar, aconteceu entre os dias 23 e 27 de junho o Jubileu dos Seminaristas, Bispos e Sacerdotes. Religiosos de diversos países se reuniram, em Roma, para uma programação especial, com catequeses do Papa Leão XIV e ordenação de 31 novos sacerdotes, incluindo o brasileiro Padre Lucas Soares.
::. Leia ➕ Diácono brasileiro é ordenado pelo Papa Leão XIV
O Papa Leão XIV emocionou muitos dos presentes no Auditório Conciliação, em Roma, no Encontro Internacional “Sacerdotes felizes”, organizado pelo Dicastério para o Clero e inspirado no Evangelho de João: “Eu vos chamo amigos”. Em seu discurso, o Pontífice ressaltou que juntos podem realizar a grande missão que abraçaram em suas vocações.
Além disso, destacou que a felicidade sacerdotal nasce da amizade com Cristo, vivida por meio da oração, da Palavra, dos Sacramentos e da fraternidade. Disse ainda que a formação sacerdotal deve priorizar relações e vida interior, não apenas conhecimentos. Ser amigo de Cristo também significa viver como irmãos, com espírito sinodal e missionário.
Leão XIV incentivou coragem para propostas vocacionais fortes, lembrando que, apesar das crises, Deus continua chamando. Citou a encíclica Dilexit nos, sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus e afirmou que todo chamado é um chamado à alegria.
Ao final, agradeceu aos sacerdotes por sua entrega, especialmente aos que atuam em contextos desafiadores, e reforçou que ninguém está sozinho, recomendando que busquem direção espiritual sempre que necessário. "Somos amigos de Cristo, irmãos entre nós e filhos de Maria, e isso é suficiente", concluiu.
>> Gostou da reflexão? Envie para mais pessoas! <<
Leia ➕ O que é o Óbolo de São Pedro?
Fonte: Vatican News | CNBB
Papa: Riqueza não dá sentido à vida; o tesouro é o coração
O Papa Leão XIV destacou que a verdadeira segurança não está em bens materiais, mas em um coração que repousa em Deus e se abre ao próximo através da caridade.
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.