Após meditarmos sobre o discipulado, chegamos ao 24º Domingo do Tempo Comum, Festa da Exaltação da Santa Cruz, e a Palavra de Deus, no Evangelho de João 3, 13-17, nos faz refletir sobre o grande amor salvador de Deus.
“Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)
Na conversa de Jesus com Nicodemos é revelado o grande amor divino traduzido na salvação, na doação de Cristo até a morte. Nesta semana, a nossa reflexão será sobre a contemplação da Santa Cruz, que nos ensina o caminho a seguir.
O que você enxerga na Cruz? O saudoso Papa Francisco, numa homilia, disse que a nossa estrada para a salvação, para o nosso renascimento é “olhar para Jesus crucificado”. A partir dessa Cruz, aprendemos o que é amor.
“Os braços abertos de Jesus são o abraço de ternura com que Deus nos quer acolher”, disse.
Além disso, o Papa afirmou que esse caminho nos ensina a ser fraternos, pois a Cruz mostra o amor humilde, gratuito e universal de Jesus.
Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria (RS), em artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), convidou a olhar para a Cruz não com os olhos do mundo que só vê “fracasso, humilhação e morte”, mas sim com os olhos da fé que descobre nela o “trono de Cristo” onde toda a história é transformada.
Ali o pecado e a morte foram vencidos e iniciado o “reinado da graça e da vida no Espírito”.
O bispo ressaltou que, por causa da Cruz de Cristo, podemos ter esperança. E essa é uma importante reflexão para fazermos neste Ano Jubilar:
“A Cruz sustenta a nossa resistência e o fundamento da nossa esperança: “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5,5)”, disse.
Além disso, Dom Leomar escreveu que celebrar essa festa litúrgica é reconhecer que somos livres pelo alto preço do sangue de Cristo. Ou seja, não podemos viver indiferentes a essa verdade, pois:
“Aquele que foi “obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,8) nos chama a viver na novidade de vida, como servidores da justiça e construtores de paz”, afirmou.
Leia + Mês da Bíblia: Reflexão sobre a Carta aos Romanos
Fonte: Vatican News | CNBB
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.