Após meditarmos sobre a prontidão e generosidade de Nossa Senhora, chegamos ao 21º Domingo do Tempo Comum e a Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 13, 22-30, nos faz refletir sobre a nossa salvação.
“Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo o esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão'.” (Lucas 13, 24)
Ao dar essa resposta, Jesus não quer nos iludir dizendo que é simples o caminho para o céu. O saudoso Papa Francisco, em Ângelus de 2019, ao comentar sobre esse evangelho, explicou o que Jesus quis expressar dizer que a “porta é estreita”:
“No sentido que para se salvar é preciso amar a Deus e ao próximo, e isso não é fácil! É uma «porta estreita», porque é exigente, o amor é sempre exigente, requer compromisso, ou melhor, «esforço», isto é, a vontade firme e perseverante de viver segundo o Evangelho.”.
Na reflexão dominical desta semana somos chamados a pensar como estamos no amor. A Palavra de Deus afirma que o caminho até a eternidade é exigente e, muitas vezes, esquecemos que somos peregrinos nesta terra.
A proposta do Ano Santo da Esperança é justamente nos fazer olhar para a meta final: a eternidade, nossa salvação. O Papa Francisco afirmou na Bula de Proclamação do Ano Jubilar que:
“A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada.” - Bula Misericordiae Vultus
O Papa ainda exemplificou essa caminhada pela salvação com a fala de São Paulo sobre “combater o bom combate da fé” (1 Tm 6,12). Por isso, precisamos estar atentos no esforço cotidiano de amar mais a Deus e aos outros.
Nesse sentido, o saudoso pontífice nos ensina a invocar o auxílio de Nossa Senhora na trajetória de nossas vidas, ela que invocamos como “Porta do Céu”: “Maria, que reproduz exatamente a forma de Jesus: a porta do coração de Deus, um coração exigente, mas aberto a todos nós.”.
Ainda na Reflexão comentada pelo missionário redentorista, padre Thiago Costa, C.Ss.R., a partir deste evangelho Jesus deixa claro que somos todos chamados, escolhidos para ser salvos.
Por isso, sigamos unidos a Deus, Ele nos escolhe. Escolhamos nós também a Ele, nos esforçando na prática do amor e do bem.
Assista à Reflexão da Semana com o Pe.Thiago Costa, C.Ss.R.:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.