Liturgia

Reflexão Semanal: "esforçai-vos para entrar pela porta estreita"

Escrito por Giovana Marques

22 AGO 2025 - 14H45 (Atualizada em 22 AGO 2025 - 16H11)

Unigraphy/Adobe Stock

Após meditarmos sobre a prontidão e generosidade de Nossa Senhora, chegamos ao 21º Domingo do Tempo Comum e a Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 13, 22-30, nos faz refletir sobre a nossa salvação.

“Alguém lhe perguntou: 'Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?' Jesus respondeu: 'Fazei todo o esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão'.” (Lucas 13, 24)

Ao dar essa resposta, Jesus não quer nos iludir dizendo que é simples o caminho para o céu. O saudoso Papa Francisco, em Ângelus de 2019, ao comentar sobre esse evangelho, explicou o que Jesus quis expressar dizer que a “porta é estreita”:

“No sentido que para se salvar é preciso amar a Deus e ao próximo, e isso não é fácil! É uma «porta estreita», porque é exigente, o amor é sempre exigente, requer compromisso, ou melhor, «esforço», isto é, a vontade firme e perseverante de viver segundo o Evangelho.”.

Na reflexão dominical desta semana somos chamados a pensar como estamos no amor. A Palavra de Deus afirma que o caminho até a eternidade é exigente e, muitas vezes, esquecemos que somos peregrinos nesta terra.

A proposta do Ano Santo da Esperança é justamente nos fazer olhar para a meta final: a eternidade, nossa salvação. O Papa Francisco afirmou na Bula de Proclamação do Ano Jubilar que:

“A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada.” - Bula Misericordiae Vultus

O Papa ainda exemplificou essa caminhada pela salvação com a fala de São Paulo sobre “combater o bom combate da fé” (1 Tm 6,12). Por isso, precisamos estar atentos no esforço cotidiano de amar mais a Deus e aos outros.

Nesse sentido, o saudoso pontífice nos ensina a invocar o auxílio de Nossa Senhora na trajetória de nossas vidas, ela que invocamos como “Porta do Céu”: “Maria, que reproduz exatamente a forma de Jesus: a porta do coração de Deus, um coração exigente, mas aberto a todos nós.”.

Ainda na Reflexão comentada pelo missionário redentorista, padre Thiago Costa, C.Ss.R., a partir deste evangelho Jesus deixa claro que somos todos chamados, escolhidos para ser salvos.

Por isso, sigamos unidos a Deus, Ele nos escolhe. Escolhamos nós também a Ele, nos esforçando na prática do amor e do bem.

Assista à Reflexão da Semana com o Pe.Thiago Costa, C.Ss.R.:

Leia + A oração de Pier Giorgio: como ele falava com Deus?

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...