Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Reflexão Semanal: ninguém pode servir a dois senhores

Escrito por Letícia Dias

19 SET 2025 - 17H00

doidam10/ Adobe Stock

O Evangelho deste 25º Domingo do Tempo Comum, Dia de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, é um convite a refletir sobre a realidade de nossas vidas: a quem estamos servindo?

Jesus afirma: “Não podeis servir a Deus e à riqueza” (Lucas 16,13b) ou confiamos em Deus, ou deixamos que o dinheiro se torne o centro do nosso coração.

A lógica de Deus é diferente da lógica do mundo

Na parábola, o administrador usa de esperteza para garantir o próprio futuro. Jesus não aprova sua desonestidade, mas ressalta a inteligência de quem se organiza.

Então, Ele faz uma provocação ao dizer que, se até quem vive segundo a lógica do mundo age com sagacidade, como nós, filhos da luz, estamos administrando os dons que recebemos?

E como bem alerta o Missionário Redentorista Padre Thiago Costa, C.Ss.R.:

“ A lógica do reino é diferente da lógica humana, que é pautada em bens materiais, às vezes regida com muita injustiça, provocando divisões, dor e sofrimento. Deus, pelo contrário, ama cada um de nós, porque somos seus filhos...”

O saudoso Papa Francisco também dizia que o dinheiro nunca deve ocupar o lugar de Deus. Quando ele é transformado em instrumento de partilha, se torna caminho de fraternidade, mas, quando domina o coração, gera divisões e escravidão.

Jesus era livre diante das riquezas: por isso, deixou a segurança de seu vilarejo, Nazaré, para abraçar uma vida pobre e cheia de incertezas, curando gratuitamente os doentes e qualquer pessoa que o procurasse para pedir ajuda, sem nunca pedir nada em troca”, pontuou no Angelus do dia 09 de junho de 2024.

starush/ Adobe Stock starush/ Adobe Stock

Das riquezas ao seguimento de Jesus

Neste dia, no qual celebramos São Mateus, que conhecia bem o poder do dinheiro, pois era cobrador de impostos. Contudo, ao ouvir o chamado de Jesus “Segue-me!” (Mateus 9,9), deixou tudo e descobriu a verdadeira riqueza. Sua vida recorda que nenhuma segurança material é maior que a graça de pertencer a Deus.

Fiel no pouco, fiel no muito

O Evangelho também ensina que “Quem é fiel nas coisas pequenas é fiel também nas grandes.” (Lucas 16,10a). 

Desse modo, nossa relação com os bens revela nossa relação com Deus. Usar o que temos para servir é colaborar com o Reino.

Veja a Reflexão Semanal com o Padre Thiago Costa, C.Ss.R.:

add Leia também: Católico pode investir dinheiro?

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...