O Evangelho deste 25º Domingo do Tempo Comum, Dia de São Mateus, Apóstolo e Evangelista, é um convite a refletir sobre a realidade de nossas vidas: a quem estamos servindo?
Jesus afirma: “Não podeis servir a Deus e à riqueza” (Lucas 16,13b) ou confiamos em Deus, ou deixamos que o dinheiro se torne o centro do nosso coração.
Na parábola, o administrador usa de esperteza para garantir o próprio futuro. Jesus não aprova sua desonestidade, mas ressalta a inteligência de quem se organiza.
Então, Ele faz uma provocação ao dizer que, se até quem vive segundo a lógica do mundo age com sagacidade, como nós, filhos da luz, estamos administrando os dons que recebemos?
E como bem alerta o Missionário Redentorista Padre Thiago Costa, C.Ss.R.:
“ A lógica do reino é diferente da lógica humana, que é pautada em bens materiais, às vezes regida com muita injustiça, provocando divisões, dor e sofrimento. Deus, pelo contrário, ama cada um de nós, porque somos seus filhos...”
O saudoso Papa Francisco também dizia que o dinheiro nunca deve ocupar o lugar de Deus. Quando ele é transformado em instrumento de partilha, se torna caminho de fraternidade, mas, quando domina o coração, gera divisões e escravidão.
“Jesus era livre diante das riquezas: por isso, deixou a segurança de seu vilarejo, Nazaré, para abraçar uma vida pobre e cheia de incertezas, curando gratuitamente os doentes e qualquer pessoa que o procurasse para pedir ajuda, sem nunca pedir nada em troca”, pontuou no Angelus do dia 09 de junho de 2024.
Neste dia, no qual celebramos São Mateus, que conhecia bem o poder do dinheiro, pois era cobrador de impostos. Contudo, ao ouvir o chamado de Jesus “Segue-me!” (Mateus 9,9), deixou tudo e descobriu a verdadeira riqueza. Sua vida recorda que nenhuma segurança material é maior que a graça de pertencer a Deus.
O Evangelho também ensina que “Quem é fiel nas coisas pequenas é fiel também nas grandes.” (Lucas 16,10a).
Desse modo, nossa relação com os bens revela nossa relação com Deus. Usar o que temos para servir é colaborar com o Reino.
add Leia também: Católico pode investir dinheiro?
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.