Após meditarmos sobre a nossa salvação, chegamos ao 22º Domingo do Tempo Comum, Dia do Catequista. A Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 14, 1.7-14, nos faz refletir sobre a humildade.
“Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. (Lc 14,11)
Jesus vem ensinar, nesse Evangelho, algo que é essencial para a nossa salvação. Ele mesmo disse em outra passagem: “Aprendei de mim que sou humilde de coração” (Mt 11,29). Neste domingo, por meio de uma parábola, Ele torna muito claro e concreto a que se refere essa virtude: “escolher o último lugar”.
Nosso Senhor dá o exemplo de uma festa de casamento, dizendo para que, quando formos convidados, não busquemos para nós os “melhores e primeiros lugares”, pois pode ser que eles não tenham sido reservados para nós. Mais vale escolhermos o “último lugar” e nos contentamos com o pouco, sem querer parecer mais do que somos.
Em uma Audiência Geral, o saudoso Papa Francisco, ao dar catequese sobre vícios e virtudes, afirmou o seguinte sobre a humildade:
“Enquanto o orgulho e a soberba inflam o coração humano, fazendo-nos parecer mais do que somos, a humildade repõe tudo na dimensão certa: somos criaturas maravilhosas mas limitadas, com qualidades e defeitos.” Papa Francisco.
Já o Papa São João Paulo II, em uma homilia sobre esse evangelho em 1986, destacou que Jesus quer que busquemos a realidade do SER. Será que nos conhecemos de verdade? Sabemos nossas qualidades e reconhecemos nossos defeitos? Compreendemos que necessitamos da graça de Deus?
“Diante de Deus, somos nada; e também diante dos homens somos muito pouco, ou melhor, nos tornamos ridículos, até miseráveis, se adotamos poses e atitudes de autossuficiência, de vanglória.” Papa João Paulo II.
Além disso, São João Paulo II afirmou que o essencial nesta leitura é entender que o humilde será exaltado no céu pelo próprio Deus. Nesse sentido, citou o diálogo de Santo Agostinho que perguntou “Queres ser grande”? E respondeu: “Começa pelas coisas mais pequenas”.
O edifício da nossa santificação só pode ser fundado na humildade. Façamos nossa reflexão da semana, nosso exame de consciência, pedindo a Deus a graça de reconhecer se temos sido soberbos ou humildes e como podemos melhorar.
Ainda na Reflexão comentada pelo missionário redentorista, padre Thiago Costa, C.Ss.R., a partir do evangelho Jesus deixa claro que precisamos escolher as coisas mais simples, não brigar, não lutar para sermos os primeiros e servir a Deus e aos outros.
Dia do Catequista
Não podemos deixar passar o Dia do Catequista que a Igreja celebra no último domingo do mês de Agosto. Após rezarmos e refletirmos em todas as vocações neste tempo, voltemos nosso pensamento para os catequistas que vivem a missão tão nobre de introduzir crianças, jovens e adultos na iniciação da fé cristã.
Que as paróquias e comunidades, neste dia em especial, façam suas preces para que Deus capacite os catequistas no cumprimento de suas vocações. Assim, muitos serão formados no conhecimento de Cristo e serão novos discípulos da Boa-Nova do Reino de Deus.
Feliz dia do Catequista!
Leia + Catequistas: rezemos pela missão de evangelizar
Fonte: Vatican News | Santa Sé
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.