Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Liturgia

Reflexão Semanal: o último lugar, o primeiro no coração de Deus

Escrito por Giovana Marques

29 AGO 2025 - 11H17 (Atualizada em 29 AGO 2025 - 15H17)

Rido/Adobe Stock

Após meditarmos sobre a nossa salvação, chegamos ao 22º Domingo do Tempo Comum, Dia do Catequista. A Palavra de Deus, no Evangelho de Lucas 14, 1.7-14, nos faz refletir sobre a humildade.

“Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”. (Lc 14,11)

Jesus vem ensinar, nesse Evangelho, algo que é essencial para a nossa salvação. Ele mesmo disse em outra passagem: “Aprendei de mim que sou humilde de coração” (Mt 11,29). Neste domingo, por meio de uma parábola, Ele torna muito claro e concreto a que se refere essa virtude: “escolher o último lugar”.

Nosso Senhor dá o exemplo de uma festa de casamento, dizendo para que, quando formos convidados, não busquemos para nós os “melhores e primeiros lugares”, pois pode ser que eles não tenham sido reservados para nós. Mais vale escolhermos o “último lugar” e nos contentamos com o pouco, sem querer parecer mais do que somos.

Em uma Audiência Geral, o saudoso Papa Francisco, ao dar catequese sobre vícios e virtudes, afirmou o seguinte sobre a humildade:

“Enquanto o orgulho e a soberba inflam o coração humano, fazendo-nos parecer mais do que somos, a humildade repõe tudo na dimensão certa: somos criaturas maravilhosas mas limitadas, com qualidades e defeitos.” Papa Francisco.

Já o Papa São João Paulo II, em uma homilia sobre esse evangelho em 1986, destacou que Jesus quer que busquemos a realidade do SER. Será que nos conhecemos de verdade? Sabemos nossas qualidades e reconhecemos nossos defeitos? Compreendemos que necessitamos da graça de Deus?

Diante de Deus, somos nada; e também diante dos homens somos muito pouco, ou melhor, nos tornamos ridículos, até miseráveis, se adotamos poses e atitudes de autossuficiência, de vanglória.” Papa João Paulo II.

Além disso, São João Paulo II afirmou que o essencial nesta leitura é entender que o humilde será exaltado no céu pelo próprio Deus. Nesse sentido, citou o diálogo de Santo Agostinho que perguntou “Queres ser grande”? E respondeu: “Começa pelas coisas mais pequenas”.

O edifício da nossa santificação só pode ser fundado na humildade. Façamos nossa reflexão da semana, nosso exame de consciência, pedindo a Deus a graça de reconhecer se temos sido soberbos ou humildes e como podemos melhorar.

Ainda na Reflexão comentada pelo missionário redentorista, padre Thiago Costa, C.Ss.R., a partir do evangelho Jesus deixa claro que precisamos escolher as coisas mais simples, não brigar, não lutar para sermos os primeiros e servir a Deus e aos outros.

Assista à Reflexão da Semana com o padre Thiago Costa, C.Ss.R.:

Dia do Catequista

Não podemos deixar passar o Dia do Catequista que a Igreja celebra no último domingo do mês de Agosto. Após rezarmos e refletirmos em todas as vocações neste tempo, voltemos nosso pensamento para os catequistas que vivem a missão tão nobre de introduzir crianças, jovens e adultos na iniciação da fé cristã.

Thiago Leon Thiago Leon

Que as paróquias e comunidades, neste dia em especial, façam suas preces para que Deus capacite os catequistas no cumprimento de suas vocações. Assim, muitos serão formados no conhecimento de Cristo e serão novos discípulos da Boa-Nova do Reino de Deus.

Feliz dia do Catequista!

Leia + Catequistas: rezemos pela missão de evangelizar

Fonte: Vatican News | Santa Sé

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Giovana Marques, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...