Liturgia

Santa Luzia, uma luz que reflete a Luz

João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)

Escrito por João Antônio Johas Leão

13 DEZ 2014 - 07H00 (Atualizada em 13 DEZ 2022 - 11H19)

Santa Luzia faz parte da história dos primeiros séculos da cristandade. Ela viveu no final do século III e início do século IV, época que a Igreja era muitas vezes perseguida e em que viver a fé cristã coerentemente podia levar muitas vezes ao martírio. Essa realidade pode parecer-nos distante hoje, mas na realidade não está. Se ficamos atentos às notícias da Igreja, vemos como muitos irmãos e irmãs na fé ainda sofrem a perseguição e o martírio.

A santa de hoje é lembrada como padroeira das pessoas que têm algum tipo de problema na visão. Isso acontece porque uma das maneiras com as quais o imperador torturou essa mulher foi arrancando-lhe os olhos. Mas conta a história que, apesar dessa atrocidade, Santa Luzia não renegou sua fé e lhe nasceram um par de belos olhos novos no lugar dos antigos.

Leia MaisGruta de Santa Luzia é atração em santuário redentorista na BahiaO nome Luzia deriva de lux, que significa "luz" em latim. É bonito pensar que a festa de Santa Luzia se dá no tempo do Advento, tempo em que estamos esperando nascer Aquele que é a Luz do mundo. Celebrar o dia de hoje é uma maneira também de esperar já o nascimento de Jesus.

Na realidade, todos os santos e santas são como luzes que brilham na escuridão e que nos lembram da Luz que é Cristo, onde não há escuridão alguma.

jorisvo/ Shutterstock
jorisvo/ Shutterstock

Outra faceta da vida de Santa Luzia que é muito interessante é a sua perseverança na fé. Ela tinha feito um voto de virgindade ao Senhor Jesus e quando sua mãe soube, disse que todos os bens da família (que não eram poucos, porque ela vinha de uma família rica) eram agora de Luzia. A santa, então, começou a distribuir tudo o que possuía aos pobres.

Essa generosidade extrema foi o que permitiu que a reconhecessem como cristã.

(Aqui é bom fazer um parênteses e perguntar-nos: “Será que as pessoas de fora podem reconhecer que eu sou cristão pela minha maneira de ser e de agir?” 

Em outras palavras, será que a minha vida é um testemunho da minha fé ou vivo uma fé apenas teórica, que não chega a modificar a minha conduta diária? São perguntas boas de serem respondidas nesse tempo de preparação para a vinda de Jesus no Natal).

Fechando o parênteses, depois que descobriram a identidade cristã de Luzia, o imperador tratou de fazer com que ela deixasse a sua fé de maneiras impensáveis (uma delas, que já foi mencionado, foi o arrancar seus dois olhos). Mas por nada Luzia abandonava sua fé. Morreu decapitada enquanto fazia uma profissão de fé em Deus.

Leia MaisOração à Santa LuziaOs mártires dos primeiros séculos e os mártires que são nossos contemporâneos são sempre testemunhas vivas de que pelo amor de Deus vale a pena entregar tudo, até o próprio sangue.

Será que a nossa fé é também assim? O que estamos dispostos a entregar por Jesus? Ele que, sendo Deus, se faz um menino frágil no presépio, pede o seu coração. Estamos dispostos a entregá-lo?

Que nesse tempo de advento que ainda nos resta, possamos perceber melhor a Luz de Deus que vem no Natal. Luz que se reflete muito bem nos seus santos e hoje, de maneira especial, reflete em Santa Luzia.

Que vejamos que essa Luz quer brilhar também em cada um de nós, quer que cada um de nós seja também reflexo dessa luz para os outros. E que vejamos que ser essa luz no mundo é a única maneira de viver uma vida que realmente tenha sentido e que nos faça felizes como desejamos ser.

Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Antônio Johas Leão, em Liturgia

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...