O Santuário Bom Jesus da Lapa, localizado na cidade de mesmo nome na Bahia, é um dos locais de peregrinação com maior número de visitantes no Brasil. A cada ano, aproximadamente dois milhões de pessoas visitam o lugar.
Conhecido pela sua beleza natural, especialmente por suas grutas, o santuário guarda em uma delas a devoção à santa e mártir Luzia, conhecida como a protetora da visão.
A beleza do lugar se deve ao fato de ser margeado pelo rio São Francisco e estar enraizado em um imponente morro de pedra de calcário, de noventa metros de altura, recortado em galerias e grutas. De cor negra, o penhasco carrega em si a vegetação comum da região castigada pela seca.
O morro parece um retalho de montanha calcária, isolado no meio de uma planície, com a base quase dentro da água e a margem coroada de cactos, bromélias de espinhos e minaretes de formas diversas. Nele se encontram várias grutas: a do Bom Jesus com 50 metros de comprimento, 15 de largura e 7 de altura; a da Soledade, maior em extensão e, além disso, para admiração dos romeiros e visitantes, existe a Gruta de Santa Luzia, que possui 64 metros de extensão, além de deslumbrantes estalactites em seu interior.
Leia MaisOração a Santa LuziaPara chegar até a imagem, é preciso um pouco de esforço para andar dentro da gruta, onde o calor é mais intenso. Nada que a fé não ajude!
Caminhar dentro da gruta é como fazer um caminho de fé. O missionário redentorista padre Rosivaldo Motta conta as variadas manifestações do povo:
“A gruta é bastante visitada e na cidade existe uma devoção muito forte. Para expressar sua devoção, os romeiros que chegam à gruta passam as mãos sobre o nicho da imagem, sobre as pedras próximas da imagem e passam nos olhos. Essa é uma devoção bastante comum entre o povo simples. A devoção tem sua importância também pela história de martírio que ela sofreu e por morrer virgem. No santuário, percebemos que o seu sacrifício marca muitos devotos que usam a cor vermelha em suas vestimentas para visitar a santa em seu dia de festa”, explica o padre.
:: Conheça mais sobre o santuário com o texto - “A Lapa do Bom Jesus é feita de pedra e luz”
O Santuário é administrado pelos Missionários Redentoristas da Vice-Província da Bahia. Sua história remete às descobertas do artista Francisco Mendonça Mar, que após uma decepção com as autoridades em Salvador, embrenhou-se pelas terras áridas e, às margens do “Velho Chico”, e encontrou a arquitetura das mãos de Deus – as grutas da Lapa.
Em 2022, a festa de Santa Luzia ganha um detalhe muito especial: a presença de um fragmento do crânio da Virgem. Uma relíquia de primeiro grau trazida pelo antigo vigário, o espanhol Monsenhor Turíbio Vilanova. Após a celebração em honra a ela, a bênção é concedida com a relíquia.
Fonte: Informações do Santuário de Bom Jesus da Lapa
Santas Missões: Redentoristas concluem missão em Presidente Prudente
Terceira fase da Missão é marcada pelo avivamento da comunidade local e contou com a presença dos devotos na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Saiba mais!
Província Nossa Senhora Aparecida acolhe seu novo sacerdote
Missionário Redentorista, Caio de Oliveira Bueno, foi ordenado presbítero em Munhoz (MG), sua cidade natal. Saiba mais!
Encontro dos Formadores e Promotores vocacionais na Vila Santo Afonso
Missionários Redentoristas contaram com a assessoria do psicólogo clínico Marco Aurélio durante dias dinamizados, intensos e profundos. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.