O Tríduo Pascal é o período considerado mais intenso e significativo dentro do calendário litúrgico cristão. Ele une os três dias principais da Semana Santa, que são a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira Santa e o Sábado Santo, culminando na Páscoa.
Estes três dias representam a Morte, Sepultamento e Ressurreição de Jesus Cristo e representam um convite para os cristãos refletirem sobre o mistério da salvação e o amor de Deus pela humanidade.
O Tríduo Pascal é uma vivência profunda da Paixão de Cristo e de seu sacrifício por todos nós. Durante esses três dias, podemos aprender diversas lições espirituais e humanas que nos convidam a renovar a fé, a esperança e a caridade em nossa vida cotidiana.
Para o Papa Francisco: “O Tríduo Pascal é o memorial de um drama de amor que nos dá a certeza de que nunca seremos abandonados nas provações da vida”.
Nas celebrações do Tríduo Pascal dos últimos anos, Francisco trouxe a reflexão centrada na vivência do Tríduo Pascal que leva toda a Igreja a reviver o memorial da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Para a Quinta-feira Santa o destaque é o mistério da presença sublime de Cristo. “Na Quinta-feira Santa, com a instituição da Eucaristia e o lava-pés, Jesus ensina-nos que a Eucaristia é o amor que se faz serviço”, explicou o Papa.
O aprendizado deste dia nos mostrou que ao se tornar alimento, Cristo deseja que todos estejam unidos a Ele e que sigam o seu exemplo.
Já Sexta-feira Santa é o momento culminante do amor que abraça a todos sem excluir ninguém. Com a morte de Jesus, podemos aprender com o amor doado até o fim e sem fim.
No Sábado Santo, o dia deve ser de silêncio. Um dos exemplos do Papa Francisco é o bem que o silêncio nos faz.
“No Sábado Santo, nos fará bem pensar no silêncio de Nossa Senhora, a crente que, em silêncio, esperava pela Ressurreição. Nossa Senhora deverá ser o ícone daquele Sábado Santo. Pensar tanto em como Nossa Senhora viveu aquele Sábado Santo, esperando...”, frisou.
::. Confira a seguir uma catequese sobre a liturgia do Tríduo Pascal:
.:: Confira a programação da Semana Santa no Santuário Nacional
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.