A Agência Asia News publicou em 2019 sobre um fato intrigante em relação ao destino do Mar Morto*. Segundo informações, pode ocorrer um fenômeno de desaparecimento.
Há um abaixamento da água e a perda progressiva da costa. O que faz isso acontecer são questões climáticas, além da atuação de empresas de mineração, principalmente do lado israelense.
Estima-se que dentro de 30 ou 40 anos, o Mar Morto pode desaparecer, caso não sejam tomadas medidas efetivas para retardar o fenômeno.
O alerta foi lançado por um grupo de especialistas em um editorial publicado pelo Jordan Times. O presidente da Jordan Geologists Association, Sakher Nsour, aponta que o Mar Morto é "um fenômeno geológico único, que corre o risco de desaparecer nas próximas décadas".
A partir dos últimos relatórios ambientais, constatou-se que o nível da água está diminuindo a uma taxa de um metro e meio por ano e que, nos últimos 40 anos, o volume total da bacia foi reduzido em 35%.
Leia MaisA natureza em nósO declínio progressivo já causou alguns efeitos:
- O afastamento progressivo da costa de hotéis, estabelecimentos e restaurantes;
- Praias arenosas transformaram-se em um verdadeiro deserto de areia;
- Surgiram enormes crateras dentro da bacia hidrográfica.
* O Mar Morto é um lago situado entre Israel, Jordânia e Palestina, no deserto da Judeia. Surge na depressão mais profunda da terra e é o resultado da evaporação milenar de suas águas, não compensadas pela contribuição de afluentes. Hoje, o nível da bacia superior ao norte é de 415 metros abaixo do nível do mar e a diferença continua a aumentar. A característica peculiar é a extrema salinidade das águas, que não permite formas de vida dentro dela, exceto alguns tipos de bactérias.
A Corte em Haifa, acolhendo uma petição do grupo ambientalista Adam Teva V'din, impôs um limite à Dead Sea Works para a retirada das águas da bacia para fins industriais. No banco dos réus, está a mais importante fábrica israelense de extração de potássio em Sdom, responsável, segundo os ecologistas, por poluir e contribuir para o esvaziamento do Mar Morto.
Em resposta à emergência, ativistas e ONGs ambientalistas esperam a realização de uma conferência internacional para "salvar o Mar Morto", a ser realizada pelas Nações Unidas. A ideia é a de um encontro global, porque é missão e interesse de todos.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.