A nutrição adequada é um direito humano básico de toda criança e um caminho para um futuro mais saudável. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) traz números que dizem que cerca de 37 milhões de crianças menores de 5 anos foram afetadas pelo excesso de peso em todo o mundo em 2022.
É o que mostra o relatório “Níveis e tendências da desnutrição infantil”, que mostra que os países de renda alta e média-alta são responsáveis por 48% de todas as crianças com sobrepeso. No sul da Europa, por exemplo, havia 500 mil crianças com sobrepeso em 2022.
Infelizmente, o ambiente alimentar em que milhões de crianças vivem hoje representa uma ameaça crescente à sua saúde e ao seu bem-estar. Atualmente, milhões de crianças comem em excesso os alimentos errados. Isso contribui para o rápido aumento do sobrepeso e da obesidade em crianças, levando a problemas de saúde graves e de longo prazo.
Em áreas de conflito, como Palestina e Israel, o contraste infantil no que diz respeito a alimentação é discrepante. Segundo relatos de Adele Khodr, Diretora Regional do UNICEF para o Oriente Médio e Norte da África, pelo menos dez crianças morreram de desidratação e desnutrição no hospital Kamal Adwan, no norte da Faixa de Gaza, nos últimos dias. Ela reforça que essas mortes trágicas e horríveis são causadas pelo homem, previsíveis e totalmente evitáveis.
A falta generalizada de alimentos nutritivos, de água potável e serviços médicos, resultado direto dos obstáculos de acesso e dos vários perigos enfrentados pelas operações humanitárias da ONU, afeta crianças e mães, prejudicando sua capacidade de amamentar seus filhos, especialmente no norte da Faixa de Gaza. “As pessoas estão famintas, exaustas e traumatizadas. Muitas estão se agarrando à vida”, completa Adele.
Neste Dia Mundial da Obesidade, repense sua relação com a comida e os contrastes enfrentados pela população mundial. Informe-se no vídeo abaixo, da TV Aparecida:
:: Obesidade: aprenda a classificar o quadro da doença
Fonte: Vatican News
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.