A Igreja Católica na Coreia do Sul celebra um momento histórico com a ordenação de 26 novos sacerdotes na Arquidiocese de Seul, elevando o número total de padres na região para 1.000. A cerimônia, marcada para o dia 7 de fevereiro na Catedral de Myeongdong, será presidida pelo arcebispo Peter Chung Soon-taick, sob o tema bíblico: “Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus” (Fl 2,5).
Entre os diáconos que se tornarão sacerdotes, dois chamam a atenção por serem irmãos de padres já ordenados: Ryu Ho-jun e Kim Yong-woo, que seguem os passos de Pe. Ryu Ho-young e Pe. Kim Yong-ju, ordenados em 2023, mostrando a força da fé na vocação sacerdotal no país coreano.
Outro destaque é o diácono Kim Dong-jun, que se tornará o segundo padre com deficiência auditiva na história da Igreja Católica na Coreia do Sul. Ele se dedicará à pastoral com surdos, fortalecendo a inclusão na comunidade católica local.
Apesar desse marco significativo, a Igreja na Coreia do Sul enfrenta desafios. Dados do Dicastério para a Evangelização revelam uma queda de 40% no número de seminaristas nos últimos 10 anos. Em 2013, havia 1.264 seminaristas no país, número que caiu para 790 em 2023.

Além disso, as taxas de batismo nas faixas etárias mais jovens mostram uma diminuição progressiva: apenas 1,8% das crianças entre 0 e 4 anos são batizadas. Esse declínio reflete mudanças demográficas e culturais, como a baixa taxa de natalidade — uma das mais baixas do mundo, com 0,72 em 2023 — e uma sociedade marcada pelo consumismo e alta competitividade, que reduzem o espaço para a espiritualidade entre os jovens.
Ainda assim, a presença da Igreja na Coreia do Sul continua a ser um ponto de esperança, especialmente com a escolha de Seul como a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude em 2027. “A presença ativa da fé católica em um país como a Coreia do Sul é um sinal de esperança e renovação para a juventude global”, destacou o Escritório de Comunicação da Arquidiocese.
:: Coreia do Sul e a missão de preparar a Jornada Mundial da Juventude
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.