Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Mundo

Às margens do Jordão, cristãos recordam o batismo de Jesus

Escrito por Rafael Gurgel

13 JAN 2026 - 16H09 (Atualizada em 14 JAN 2026 - 10H08)

Custódia da Terra Santa

Na Terra Santa, às margens do Rio Jordão, a fé ganhou expressão no local tradicionalmente reconhecido como o lugar onde Jesus foi batizado por João Batista. Fiéis se reuniram em Qasr al-Yahud, no último domingo (11), para a celebração da Festa do Batismo do Senhor.

Situado próximo à Palestina, o local se transformou mais uma vez em espaço de recolhimento espiritual desde as primeiras horas da manhã, com o comparecimento de fiéis vindos de Jericó, Belém, Jerusalém e Beit Hanina, juntamente com autoridades religiosas e políticas, o Custódio da Terra Santa e peregrinos de diversas nações.

Após uma longa procissão, os peregrinos chegaram a Qasr al-Yahud para a celebração da Missa ao ar livre, presidida pelo Padre Francesco Ielpo. A celebração foi marcada pela simplicidade e intensidade espiritual. Na homilia, o sentido aprofundado do Batismo foi recordado como parte da identidade do cristão e sua missão:

“Pelo batismo, cada crente se torna filho de Deus e membro vivo da Igreja, chamado a testemunhar o Evangelho no dia a dia”, afirmou o Padre.

Ao final da celebração, o Padre Francesco agradeceu a todos que colaboraram para a realização do momento, parabenizando o empenho conjunto de voluntários, autoridades e equipes de apoio, do serviço litúrgico à organização logística.

Do Jordão ao Monte da Tentação

A ocasião não se encerrou com a Missa. Logo após, os participantes seguiram em peregrinação até o Monte da Tentação, lugar onde os Evangelhos narram que Jesus foi tentado no deserto.

O último local que os fiéis visitaram foi uma caminhada até o alto, rumo a um mosteiro greco-ortodoxo, tendo como pano de fundo a planície de Jericó.

“A celebração do Batismo do Senhor Jesus em Qasr al-Yahud não representa apenas um rito litúrgico anual, é um sinal de continuidade entre a fé das origens e a vivência cristã de hoje”, concluiu Francesco Ielpo.

Fé preservada em meio às tensões da região

Embora a região esteja inserida em um contexto marcado por conflitos e instabilidades, o local específico de Qasr al-Yahud, às margens do Rio Jordão, mantém-se como um espaço protegido e dedicado à oração.

A poucos quilômetros de áreas onde existem tensões políticas e sociais, o lugar tradicional do Batismo de Jesus permanece acessível para celebrações litúrgicas e peregrinações.

+
Cristãos vivem entre guerras e incertezas na Terra Santa

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rafael Gurgel, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...