A Terra Santa segue marcada por um cenário em meio às consequências diretas da guerra entre Israel e palestinos. Mesmo após o cessar-fogo do dia 10 de outubro, a faixa de Gaza continua sendo um local onde o silêncio após as armas não significa paz.
Em Gaza, onde vivem milhares de famílias deslocadas, a presença cristã tornou-se ainda mais frágil. Ser cristão hoje na Terra Santa é viver entre escombros resultantes da guerra, mas mesmo assim, as comunidades cristãs do local seguem tentando manter viva a fé em meio à escassez e à incerteza sobre o futuro.
Motivos dos conflitos na Terra Santa
Como explica o Padre José Inácio de Medeiros, C.Ss.R o conflito entre Israel e palestinos é uma guerra que não tem fim, e compreender a questão geopolítica do Oriente Médio e os intermináveis conflitos de Israel com seus vizinhos exige uma visão retrospectiva da história da região.
Abordando os motivos de uma forma breve e resumida, o conflito existe porque dois povos reivindicam o mesmo território na terra santa, uma região sagrada para cristãos, judeus e palestinos, e nunca houve um acordo definitivo que garantisse a convivência ou a criação plena de um estado para o povo palestino.
O conflito teve início após a criação do estado de Israel, devido a Israel ter ocupado um território além do que estava no acordo de partilha, criado pela ONU, em 1947.
Desta forma, os palestinos, que eram moradores daquela região, foram expulsos e acabaram indo para a região da Faixa de Gaza. Se quiser saber mais sobre as causas do conflito, essa é uma região que há milhares de anos vem sendo disputada por diversos povos, entenda mais na matéria escrita pelo Padre José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.
“A educação como caminho para garantir o futuro”
O Patriarcado Latino de Jerusalém, uma estrutura oficial da Igreja Católica, que atua na Terra Santa, aposta na educação como caminho para oferecer futuro a uma população exausta.
Embora os bombardeios tenham cessado, cerca de dois milhões de pessoas vivem sem moradia e sem acesso a serviços básicos.
O Padre Davide Meli, chanceler do Patriarcado, apontou, em entrevista ao Vatican News, que desde o início do conflito, a Igreja Latina tem sido uma das poucas instituições com acesso à Faixa de Gaza, conseguindo enviar ajuda humanitária a cada quinze dias.
“Em Gaza, é preciso insistir em dar um futuro”
O primeiro caminhão de ajuda humanitária de 2026 enviado pelo Patriarcado Latino de Jerusalém à população exausta de Gaza chegou recentemente à Faixa.
Anteriormente, durante os primeiros meses da guerra, a prioridade foi conter uma crise humanitária imediata. O Patriarcado chegou a distribuir cerca de duas mil toneladas de alimentos e suplemento. Agora, segundo padre Meli, o foco mudou.
“Esses produtos já estão disponíveis no mercado, com custos de transporte mais baixos. Hoje, a urgência são tendas e cobertores”, explicou.
O Padre ainda revelou que, apesar do cessar-fogo há três meses, a reconstrução do local ainda não está nem perto de estar finalizada, Gaza segue sem rede elétrica, sem esgoto, sem empregos e com muitas escolas destruídas.
Antes da guerra, havia cinco escolas cristãs na Faixa de Gaza, duas delas administradas diretamente pelo Patriarcado Cristão. Hoje, apenas uma permanece aberta: a escola da Paróquia da Sagrada Família, que acolhe diariamente entre 160 e 180 crianças. O espaço também abriga cerca de 400 refugiados.
“Investir na educação é o único caminho para o futuro”, reforçou o sacerdote.
O Padre também destacou a gravidade da situação no hospital anglicano da região, que carece até dos itens mais básicos, como gazes, e diagnósticos de doenças graves, como o câncer, tornaram-se praticamente impossíveis.
+ Quem cuida da Igreja Católica na Terra Santa?
Fonte: Vatican News
Batismo de adultos: o que a Igreja ensina e como funciona?
Gabriel Vieira, colaborador do Santuário Nacional, traz um relato emocionante sobre a busca pelos Sacramentos da Iniciação Cristã na Casa da Mãe, e mostra que nunca é tarde!
Tudo sobre Batismo: confira as perguntas mais frequentes
Vai batizar uma criança na família ou será o batizado? Aprenda com o A12 como se preparar e saiba tudo sobre o primeiro Sacramento da Iniciação Cristã.
Reflexão Semanal: o valor do batismo e a filiação divina
Na Festa do Batismo do Senhor, encerra-se o Tempo do Natal e a reflexão da semana convida-nos a reconhecer o valor do Batismo através do Evangelho de Mateus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.