Na quarta-feira (29), o Papa Francisco enviou uma mensagem a todos os participantes da 103ª edição do Katholikentag, um Festival que reuni os católicos alemães e está sendo realizado na cidade de Erfurt. O lema deste ano é “O homem de paz tem futuro”. Leia MaisAlemanha auxilia Igreja Católica no mundoFundo Amazônia recebe auxílio da Alemanha
Nesse sentido, o Papa Francisco afirmou que o Salmo 37 “explica por que o futuro está prometido ao homem de paz: porque ele é justo, porque faz o que agrada a Deus, porque confia em Deus”.
“Desde o início, a tragédia do homem está no fato de ele não confiar em Deus, mas desconfiar dele. Não faz o que agrada a Deus, mas segue seu próprio caminho. Sendo assim, 'a unidade e a harmonia das origens desejadas por Deus para toda a criação 'saíram do controle'. O homem já não usa a criação de acordo com as intenções do Criador, mas abusa e a maltrata pelas suas ambições egoístas de poder e ganho”, escreveu.
O Santo Padre escreveu também que nós cristãos somos chamados a contribuir na continuidade da missão de Cristo.
“Como ele, também nós queremos doar uma nova dignidade às pessoas abandonadas e marginalizadas e fazê-las sentir que não estão sozinhas. Também queremos nos comprometer com o social e com a política, para que tenham melhores condições de vida e, sobretudo, dar voz a quem não é ouvido”.
“Sem justiça não pode haver paz. Não só na Europa, mas também em outras partes do mundo, os direitos humanos fundamentais parecem estar neste momento ameaçados: devido ao crescente antissemitismo, ao racismo e a outras ideologias que tendem para o extremismo e a violência”, disse.
Katholikentag “encontro ecumênico e de diálogo inter-religioso”
O Santo Padre recordou a força do testemunho comum dos cristãos, na queda do Muro de Berlim, em 1989, “quando homens e mulheres de paz, com apenas uma vela nas mãos, desencadearam uma revolução pacífica”.
“Aqui em Erfurt, foram realizadas orações pela paz na Igreja de São Lourenço e na Igreja Evangélica dos Pregadores. Este milagre de mudança pacífica, iniciado por pessoas que rezam, nos mostra do que a oração é capaz. E que esta lembrança seja um incentivo para todos nós hoje”, falou Francisco.
“O homem de paz tem futuro. Esta certeza é um alerta e um encorajamento para nós. Rezemos pela paz. Rezemos também uns pelos outros, para que a força do Espírito Santo nos encha de esperança e de alegria”, finalizou a mensagem.
Fonte: Vatican News
Papa destaca esperança cristã no IX Dia Mundial dos Pobres
O pontífice também exorta a enfrentar as causas estruturais da pobreza e a promoção de obras eficazes de acolhimento e serviço aos mais vulneráveis.
Angelus: "a fé brilha mais forte nas horas escuras"
O Papa destacou, neste domingo, que a força da esperança supera o mal e que os cristãos devem testemunhar a verdade e a justiça mesmo nas dificuldades.
Reflexão Semanal: permanecer firmes na fé e na esperança
O Evangelho deste domingo nos convida à perseverança e à confiança em Deus, mesmo diante das provações, seguindo o exemplo de Cristo Rei.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.