Vem aí a 18ª Romaria Nacional do Terço dos Homens: Com a fé de Maria, rezamos pela família!

Mundo

CNBB envia carta de solidariedade à Venezuela após ataques dos EUA

Escrito por Redação A12

06 JAN 2026 - 15H10 (Atualizada em 06 JAN 2026 - 16H43)

Reprodução/Adobe Stock: Sergio

A conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou solidariedade na carta direcionada à Venezuela e ao povo venezuelano, que está passando por uma crise governamental, desde o ataque dos Estados Unidos, que prendeu o Presidente do país, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores.

Comunhão fraterna e oração

Na oportunidade, a Presidência da CNBB manifestou “sua profunda comunhão fraterna com a Igreja que peregrina na Venezuela”, destacando que o país vive “um momento marcado por tensões e incertezas.

Na nota, os bispos brasileiros ressaltam que “se unem espiritualmente às orações e às iniciativas pastorais da Igreja local, expressando solidariedade aos feridos e às famílias enlutadas.

Diálogo como caminho para a paz

O texto aborda um posicionamento sobre os caminhos para a superação da crise, afirmando que “o diálogo sincero, iluminado pela justiça e respeito à dignidade da pessoa humana e também, olhando para a soberania das Nações como o único caminho capaz de promover o bem comum e construir uma convivência social marcada pela reconciliação e pela paz duradoura."

A nota ainda afirma: “como pastores da Igreja na América Latina, partilhamos a dor do povo que sofre e, ao mesmo tempo, “renovamos nossa esperança na força do Evangelho.

Resposta da Igreja na Venezuela

A Conferência Episcopal da Venezuela agradeceu o apoio do Brasil, por meio da CNBB, e demonstrou sua preocupação com o atual cenário da Venezuela

“Os acontecimentos de sábado, 3 de janeiro, e suas consequências para a vida social, política e econômica da Venezuela, nos obrigam a continuar caminhando juntos para renovar e aprofundar nossa comunhão e, certamente, a prosseguir com a missão de estreitar e acompanhar pastoralmente o povo que nos foi confiado, afirmam os Bispos da Venezuela.

O que gerou o conflito entre EUA e Venezuela? Acesse aqui a matéria com a linha do tempo dos acontecimentos e confira.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...