Em meio ao contexto de conflitos no mundo, em uma entrevista ao Vatican News, o cardeal Pierbattista Pizzaballa relatou a visita de apoio de três dias à comunidade de Gaza City, marcada pela celebração na paróquia da Sagrada Família, atingida na última quinta-feira (17) por um bombardeio israelense que causou a morte de três pessoas e deixou cerca de quinze feridos.
“Vocês não serão esquecidos”, assegurou o cardeal do altar, enquanto o estrondo dos projéteis interferia na tradução do inglês para o árabe. “Vocês não são esquecidos. Estão nos corações de todas as Igrejas e de todos os cristãos do mundo. Quando eu voltar a Jerusalém – ainda suas palavras na homilia –, posso garantir que faremos tudo o que for possível para parar esta guerra sem sentido. Vamos trabalhar nisso e, no final, vamos conseguir”, frisou.
Durante a entrevista, o cardeal recordou imagens que ficarão em sua memória. Ele comparou o momento a visitas anteriores.
“Quando fui, todos estavam no sul, havia o corredor Netzarim que fechava. Eles voltaram, agora há mais de um milhão de pessoas sem ter onde morar. Sobretudo ao longo do mar, há longas extensões de tendas, onde as pessoas vivem em condições de extrema precariedade, tanto do ponto de vista higiênico como sob qualquer outro perfil. E depois, a outra imagem é a do hospital: crianças mutiladas, cegas devido às consequências dos bombardeamentos”, destacou.
Na homilia da missa celebrada na paróquia de Gaza, o cardeal citou que via vida no rosto das pessoas que ali estavam e contou que ficou impressionado. Ele relembrou um dos inúmeros problemas dos quais elas enfrentam, como falta de comida, muitos há meses não veem verduras, não veem carne, como todos os outros.
“Enquanto há uma pessoa que tem o desejo de fazer algo, de mudar, significa que ainda há vida nelas, e isso eu notei”
O cardeal ainda contou como foi a experiência de celebrar em meio aos bombardeios.
“No primeiro dia é um pouco impressionante, mas depois você se acostuma. Vi que ninguém mais presta atenção. Aconteceu com a gente também... enfim, vejo que o ser humano é capaz de se acostumar com tudo. Às vezes, os tiros mais próximos, que fazem todo o prédio tremer, assustam um pouco, mas depois você se acostuma com isso também. O que impressiona, e que as imagens não conseguem transmitir, é o cheiro, a fumaça, o cheiro das explosões, o cheiro que elas deixam”, salientou.
O religioso contou que, com os conflitos e com ordenação para evacuação de Gaza, haverá quem parta, mas a maioria da população, mesmo que exausta da guerra, ainda permanecerá lá.
“Não sabe para onde ir, em primeiro lugar, mas também não quer partir, porque tem as suas raízes lá, tem a sua casa lá, ou melhor, tinha a sua casa lá, e quer reconstruí-la lá. O Papa foi muito claro sobre isto: não haverá transferências de populações, não haverá rivieras em Gaza”, contou.
“Gostaria de esclarecer uma coisa: não temos nada contra o mundo judaico e não queremos de forma alguma parecer aqueles que vão contra a sociedade israelense e contra o judaísmo, mas temos o dever moral de expressar com absoluta clareza e franqueza nossa crítica à política que este governo está adotando em Gaza”, frisou.
O cardeal Pierbattista Pizzaballa ainda reforçou que a preocupação não é somente com os cristãos.
“Era nosso dever, como pastores, visitar nossa comunidade, mas desde o início sempre fomos muito claros sobre tudo o que está acontecendo em toda a Faixa de Gaza e todas as nossas atividades, sejam hospitais, Cáritas, ajuda humanitária, são principalmente para toda a comunidade, começando pelos nossos vizinhos, são para todos. (...)”
:. Após ataque a Igreja em Gaza, Papa e CNBB pedem fim da guerra
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.