Neste 1º Domingo da Quaresma, a liturgia convida cada um de nós a refletir sobre nossa fé e confiança no Senhor, de modo particular nos momentos de provação.
Na primeira leitura, vemos a história do povo de Israel, que passou por dificuldades no Egito, mas foi resgatado por Deus. Isso nos lembra que, mesmo quando a vida parece difícil e sentimos que estamos em um “deserto” de desafios e dores, Deus está atento à nossa prece.
“E Javé nos fez sair do Egito com mão poderosa e com braço estendido, com grande terror, com sinais e prodígios, e nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra onde corre leite e mel.” (Deuteronômio 26, 8-9)
O Salmo reforça essa confiança: Deus não nos abandona. Ele nos protege, envia Seus anjos para nos guardar e está conosco em nossas dores.
Na segunda leitura, São Paulo nos lembra de algo essencial: a fé em Jesus nos salva. E essa fé não é apenas um sentimento interior, mas algo que precisa ser vivido e proclamado.
Quando confiamos de verdade em Deus, nossa vida reflete essa certeza e nos tornamos testemunhas do Seu amor.
No Evangelho, Jesus nos ensina como enfrentar as tentações. No deserto, Ele foi tentado a escolher o caminho mais fácil, mas permaneceu firme na Palavra de Deus.

Respondeu-lhe Jesus: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem’”. (Lucas 4,4)
Nesse sentindo, o Papa Francisco, já ensinou que Jesus entrou num diálogo com o inimigo, embora possa parecer que no deserto tenha ocorrido.
“[…] Porque o diabo lhe faz três propostas e Jesus responde. Mas Jesus não responde com as suas palavras; responde com a Palavra de Deus, com três passagens da Escritura. E é isto que também todos nós devemos fazer. Quando o sedutor se aproxima, começa a seduzir-nos: ‘Mas pensa isto, faz aquilo…’ A tentação é entrar em diálogo com ele, como fez Eva”, disse o Santo Padre.
Jesus nos mostra que nossa verdadeira força vem de Deus e que a tentação pode ser vencida com a fidelidade à Sua Palavra.
Que esta liturgia nos ajude a confiar mais em Deus, a permanecer fiéis mesmo diante das dificuldades e tentações. Não se esqueça que Ele caminha conosco!
:: Reflita diariamente a liturgia do dia no Deus Conosco!
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.