Notícias

11ª Romaria do Transporte Escolar reúne devotos em Aparecida

No dia 28 de novembro, motoristas e proprietários de vans escolares se encontram em Aparecida para um momento de fé e devoção. Confira!

Linkedin

Escrito por Vitória Victal

26 OUT 2026 - 13H56 (Atualizada em 26 OUT 2026 - 15H26)

Arquivo Pessoal

A fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida vão reunir, no dia 28 de novembro, profissionais que atuam com veículo escolar de diferentes regiões do Brasil no Santuário Nacional, durante a XI Romaria Nacional do Transporte Escolar.

A iniciativa, que começou há 11 anos, nasceu da união entre amigos e cresceu ao longo do tempo, tornando-se um encontro nacional de motoristas e proprietários de vans escolares.

De acordo com um dos idealizadores dessa Romaria, Osvaldo Reis, a iniciativa surgiu a partir de um convite de amigos que já participavam de uma peregrinação com saída de São José dos Campos, com destino à Basílica de Aparecida.

Arquivo Pessoal  Arquivo Pessoal Membros da Romaria Nacional do Transporte Escolar

A partir desse convite, o grupo de Osvaldo, que é da cidade de São Paulo (SP), decidiu se unir à romaria e organizar sua própria participação.

“No primeiro ano, já fomos com mil romeiros. Hoje nós já estamos com mais de cinco mil vans no segundo ano, depois oito mil. Depois veio a pandemia, e foi crescendo, crescendo, e já chegamos a dezoito mil vans em Aparecida”, contou.

Com o passar dos anos, a iniciativa ganhou dimensão nacional e passou a receber participantes de diferentes estados.

Para a edição deste ano, são esperados romeiros de Brasília, de Belo Horizonte, do Espírito Santo e do Paraná, além da participação de profissionais da cidade de São Paulo, que concentra o maior número de integrantes do grupo.

Fé e gratidão conduzem motoristas à Casa da Mãe

A cada edição, a Romaria Nacional do Transporte Escolar cresce cada vez mais. De acordo com Osvaldo, cerca de 1.500 veículos costumam sair juntos por volta das 3h, em uma peregrinação marcada pela devoção a Nossa Senhora Aparecida.

“O sentimento é de fé, é de gratidão. Sem Nossa Senhora Aparecida, nossos caminhos ficam mais difíceis”, afirmou.

Para tornar a chegada à Casa da Mãe ainda mais especial, os participantes enfeitam os veículos e organizam o comboio, conduzido por um carro que leva a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

A tradição também acompanha o crescimento da romaria, que começou de forma simples, com cerca de 20 a 30 veículos escolares em São José dos Campos (SP), e ganhou proporção nacional ao longo dos anos.

“Cada ano tem uma surpresa na romaria. A gente procura melhorar a romaria e, a cada ano que passa, o sentimento de fé fica mais forte do que nunca”, destacou.

Para os motoristas e proprietários de vans escolares, a peregrinação se torna uma oportunidade de agradecer a caminhada, confiar na proteção da Padroeira do Brasil e testemunhar a fé que une profissionais de diferentes regiões do país.

Arquivo Pessoal  Arquivo Pessoal Membros da Romaria Nacional do Transporte Escolar com o Padre Célio Lopes em 2025

Motoristas unidos pela fé na Casa da Mãe 

A devoção a Nossa Senhora Aparecida também faz parte da história de Marino da Costa, de São Carlos (SP), um dos participantes da Romaria Nacional do Transporte Escolar. O motorista contou que sua relação com Nossa Senhora Aparecida começou ainda na infância, quando visitou a cidade de Aparecida pela primeira vez com a família, em uma viagem de trem.

“Desde a minha mais nova idade, eu tenho os flashes das minhas memórias de criança, que é a primeira vez que fui em Aparecida. Fomos de trem. A gente, como criança, ia passear, se divertir. Não tinha aquele despertar fervoroso que temos hoje”, contou Marino.

Atualmente, o motorista aproveita as oportunidades para peregrinar com a família e também para transportar outras pessoas até o Santuário Nacional, levando crianças, adultos e idosos. Para ele, essa missão vai além do trabalho: é uma forma de incentivar a vivência da fé e aproximar outras pessoas de Jesus por meio de Maria.

“É um prazer estar a serviço de Deus e da Mãe de Deus. A Mãe manda, o Filho obedece. Somos filhos dela”, afirmou. 

add_circle Confira algumas dicas de visitação para sua romaria

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vitória Victal, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail