Notícias

1º Congresso Bíblico de Aparecida: a essencial participação dos leigos

Portal A12 conversou com leigos que participaram do evento e compartilharam a experiência

Escrito por Isabela Araujo

11 NOV 2022 - 17H57 (Atualizada em 16 NOV 2022 - 09H24)

Thiago Leon

Leia MaisLeigos e leigas são a esperança da IgrejaRelatório aponta que leigos querem ter voz ativa nas decisões da Igreja“Os leigos são os fieis cristãos que sendo incorporados a Cristo pelo Batismo, constituídos como parte do povo de Deus e feitos participantes do múnus sacerdotal profético e real de Cristo Jesus, exercem sua parte integrante na missão de todo o povo de Deus na Igreja e no mundo” - Vaticano II

Os leigos são fundamentais para o caminhar da Igreja, sendo assunto bastante tratado pelo Papa Francisco. Propagar o Evangelho, ser exemplo de fé, partilha, amor e solidariedade são algumas das ações e posicionamentos esperados dos leigos.

A partir disso, é importante que os mesmos participem de eventos e consumam conteúdos que irão lhe agregar conhecimento sobre a Bíblia, a Igreja e a espiritualidade. Por isso, o 1º Congresso Bíblico de Aparecida foi aberto para religiosos e leigos, de forma que todos possam “Revestir-se da Palavra de Deus”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Participantes do 1º Congresso Bíblico de Aparecida


Leigos no Congresso

O 1º Congresso Bíblico de Aparecida reuniu fiéis de todo o país, sendo de diferentes idades e vocações. Mesmo com todas essas diferenças, um objetivo em comum os unia: a Palavra do Senhor.

Ana Lúcia Porto vive em Guaratinguetá, é Ministra da Palavra em sua paróquia e participou do Congresso. Ela conta que estar onde se pode aprender mais sobre a Palavra de Deus e compartilhar com pessoas que dividem do mesmo gosto é muito bom e gera uma grande troca e aprimoramento dos pensamentos sobre a Palavra.

“Eu sempre gosto de estar por dentro, me aprimorar na Palavra de Deus, porque a palavra de Deus é viva e ela está sempre atual, então é importante você não deixar que ela pereça.”, explica Ana Lúcia.

Para a Ministra da Palavra, não há dúvidas de que todo o conhecimento adquirido no Congresso será de grande valia para sua vida.

“Eu acho que quanto mais você procura a respeito da palavra de Deus e se alimenta dela você sempre se renova, com certeza”, diz a leiga.

Thiago Leon
Thiago Leon
Participante do 1º Congresso Bíblico de Aparecida em oração


André Luiz da Silva é de Vitória (ES) e participa do Ministério de Música em sua Igreja. Ele viajou mais de 15 horas até a Casa da Mãe Aparecida para aprender.

“Para mim é tudo muito novo, (...) eu fui aprendendo, aprendi com o pessoal, aqui a gente vivencia várias experiências e eu gostei, foi fácil, não foi difícil", explica André sobre a participação no Congresso.

Assim como Ana Lúcia, para ele participar do Congresso foi de grande valia e lhe ajudará em sua vida pessoal e espiritual.

Vai me ajudar a ler a Bíblia de um modo diferente, antigamente você passava o olho no texto e ficava cheio de perguntas e não tinha ninguém para te responde as perguntas, e a gente, de uma certa maneira, aprende a interpretar a Bíblia com a leitura orante”, conta o fiel.

O 1º Congresso Bíblico de Aparecida aconteceu do dia 8 ao dia 11 de novembro e contou com a condução do Frei Carlos Mesters, doutor em Teologia Bíblica e um dos principais comentadores bíblicos do método histórico-crítico no Brasil, e Francisco Orofino, assessor nacional do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (CEBI).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.