Neste ano de 2022, o tema para o Dia Mundial das Comunicações, foi “Escutar com o ouvido do coração”, e para dar continuidade ao trabalho desenvolvido e os debates iniciados, para 2023, o tema é “Falar com o coração”.Leia MaisPASCOM e CNBB propõem um caminho para o 56º Dia Mundial das Comunicações
A comunicação é arma contra a desinformação, contra diálogos de guerras e contra muitas ações negativas que acontecem com a falta dela. A Sala de Imprensa do Vaticano comunicou que “falar com o coração” significa “fazer isso com afabilidade, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro”.
Todos os anos, ao divulgar o tema para o Dia Mundial das Comunicações, o Papa Francisco propõe uma visão sobre como comunicar, buscando sempre trazer novas reflexões sobre o assunto.
Em entrevista ao Portal A12, Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, falou sobre a importância da comunicação nos dias atuais, principalmente quando se trata de combater fake news.
“Se um veículo de comunicação, uma TV, uma rádio ou uma rede social, se for de um católico ou veículo católico e se for fake news, isso já macula, suja e emporcalha todo o processo de evangelização. Não é um erro qualquer, é um erro gravíssimo”.
Dom Mol também destacou a importância da comunicação na evangelização, em diversos aspectos.
“Jamais imaginar no século XXI evangelização sem muita comunicação, comunicação de qualidade, boa, desde a comunicação pessoal até na comunicação coletiva, comunitária e global”.
O convite para refletir este tema vai ao encontro do estilo comunicativo do Sínodo, que celebrará sua fase final em 2023. Além do desejo de Francisco de fazer com que a mídia saiba ir contra a corrente, assim como diz a nota: “numa época marcada – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas”.
Fonte: CNBB
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.