Notícias

57º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2023: “Falar com o coração”

Escrito por Lais Silva

30 SET 2022 - 07H00 (Atualizada em 30 SET 2022 - 08H00)

Reprodução / Freepik

Neste ano de 2022, o tema para o Dia Mundial das Comunicações, foi “Escutar com o ouvido do coração”, e para dar continuidade ao trabalho desenvolvido e os debates iniciados, para 2023, o tema é “Falar com o coração”.Leia MaisPASCOM e CNBB propõem um caminho para o 56º Dia Mundial das Comunicações

A comunicação é arma contra a desinformação, contra diálogos de guerras e contra muitas ações negativas que acontecem com a falta dela. A Sala de Imprensa do Vaticano comunicou que “falar com o coração” significa “fazer isso com afabilidade, usando o dom da comunicação como ponte e não como muro”.

Todos os anos, ao divulgar o tema para o Dia Mundial das Comunicações, o Papa Francisco propõe uma visão sobre como comunicar, buscando sempre trazer novas reflexões sobre o assunto.

Em entrevista ao Portal A12, Dom Joaquim Mol, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, falou sobre a importância da comunicação nos dias atuais, principalmente quando se trata de combater fake news.

“Se um veículo de comunicação, uma TV, uma rádio ou uma rede social, se for de um católico ou veículo católico e se for fake news, isso já macula, suja e emporcalha todo o processo de evangelização. Não é um erro qualquer, é um erro gravíssimo”.

Dom Mol também destacou a importância da comunicação na evangelização, em diversos aspectos.

Jamais imaginar no século XXI evangelização sem muita comunicação, comunicação de qualidade, boa, desde a comunicação pessoal até na comunicação coletiva, comunitária e global”.

O convite para refletir este tema vai ao encontro do estilo comunicativo do Sínodo, que celebrará sua fase final em 2023. Além do desejo de Francisco de fazer com que a mídia saiba ir contra a corrente, assim como diz a nota: “numa época marcada – mesmo na vida eclesial – por polarizações e debates exasperados que exacerbam as almas”.

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.