De acordo com os dados do Anuário Pontifício 2022 do Escritório Central de Estatística da Igreja, no final de 2020, existiam em todas as Dioceses e Congregações do mundo católico 410.219 sacerdotes, com diminuição de 4.117 em relação ao ano anterior.
Leia Mais"Presbíteros Sinodais": obra reforça ardor missionário do SacerdotePapa nomeia sacerdote brasileiro como Cônego da Basílica de São PedroMesmo com esses números, a esperança em novas vocações para a vida religiosa continua firme e forte! Um exemplo disso é que no México, país com quase 100 milhões de católicos em sua população, nos dias 3, 4 e 5 de junho, a Arquidiocese de Guadalajara ordenou 77 novos Sacerdotes.
Pelo número de novos ordenados, familiares e celebrantes, as cerimônias foram divididas em três dias no Santuário dos Santos Mártires Mexicanos. Na sexta-feira foram ordenados sete diáconos, no sábado 33, e no domingo outros 37.
Em sua homilia, o Arcebispo de Guadalajara, o Cardeal Francisco Robles Ortega refletiu sobre a Solenidade de Pentecostes, mencionando os sinais desta ocasião: o vento, que simboliza a força do Espírito Santo, o fogo, que nos lembra da presença de Deus entre nós e sua sensibilidade e as línguas, que apesar de plurais, transmitem a mesma mensagem: do povo de Deus ser uma só comunidade. Santo Espírito esse que fortalece a missão dos quase oitenta novos servidores ordenados.
“O Espírito Santo que eles receberam dá origem a muitos serviços, diversos carismas, para o bem da comunidade, que devem ser promovidos e cuidados, especialmente o dom do sacerdócio ministerial”, acrescentou o Bispo.
O Arcebispo também destacou que o Sacerdote não é um anjo, não é um ser superior, não pertence a uma classe especial ou privilegiada, mas é um homem escolhido por Deus, tomado entre os homens para servi-los. Depois da homilia, como é típico destas cerimônias, cada novo padre cumpriu a promessa de obediência ao Bispo, e depois se prostraram aos pés do altar enquanto se ouviam as ladainhas aos Santos mexicanos.
Após um momento de oração pelos novos Sacerdotes, aconteceu a imposição das mãos e de suas vestes, onde receberam a estola e a casula. Mais tarde, foram ungidos com o óleo do Crisma nas palmas das mãos. Por fim, foi entregue a cada um a patena e o cálice, objetos litúrgicos essenciais para a celebração da Santa Missa, encerrando com uma saudação de Paz do Arcebispo Robles.
Para o vice-reitor do Seminário de Guadalajara Padre Juan Carlos Lupércio Gomez, mesmo em meio às adversidades, Jesus continua a chamar homens para espalhar sua Palavra por todo mundo.
"E Deus continua chamando, sua voz é forte e ainda há corações de jovens que estão dispostos a continuar ouvindo seus batimentos cardíacos", disse.
.:: Dom Jaime Spengler fala da coragem em assumir a vocação sacerdotal
Fonte: Info Vaticana / Arquidiocese Guadalajara
Papa Francisco exorta abertura ao Evangelho e à paz em Papua-Nova Guiné
Papa celebra Missa em Port Moresby, destacando a abertura a Deus e ao Evangelho. No Angelus, pede paz para povos e a criação.
Jesus quer nos curar e nos dar dignidade!
Curando um pagão, Jesus mostra que a graça de Deus está disponível para todos
Papa se despede da Indonésia rumo a Papua-Nova Guiné
Esta é uma das maiores viagens apostólicas de seu pontificado, com mais de 12 dias percorrendo dois continentes.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.