Na noite desta quarta-feira (4), a Basílica Histórica de Aparecida acolheu os fiéis para a celebração do sétimo dia da Novena de Pentecostes, com o tema “Caminhar com alegria, vivendo o dom da Piedade”.
A celebração foi conduzida pelo missionário redentorista diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R., diretor-adjunto do Portal A12, e presidida pelo padre Guilherme Dias Viana, C.Ss.R., da pastoral do Santuário Nacional, com transmissão pela TV Aparecida e Rádio Aparecida.
O tema do dia convidou os fiéis a redescobrirem a piedade como um dom que transforma o coração, abrindo-o à ternura de Deus e à fraternidade com os irmãos.
Pelo Espírito Santo, somos chamados a viver uma fé que se expressa na alegria do serviço, no amor ao próximo e na intimidade com o Pai.
Inspirados pelo Documento de Aparecida, a celebração recordou que “a missão é inseparável do discipulado” (Doc. Aparecida, 278e), e que caminhar com piedade é também assumir a missão própria de cada batizado.
Piedade: dom do Espírito Santo que nos faz ter confiança filial em Deus

Na colocação de Padre Guilherme, os fieis refletiram sobre o dom da sabedoria como via de confiança no Pai. A piedade nos faz assumirmos nosso lugar de filhos de Deus, e viver conscientes de que não caminhamos sozinhos.
O padre ilustra o dom da piedade ao contar a história de um menino, que permaneceu tranquilo, durante uma forte turbulência no avião, porque confiava que o pai era o piloto.
Esse dom nos leva a confiar em Deus com a mesma segurança e intimidade de um filho que sabe que está nos braços do Pai, mesmo em meio às dificuldades.
“Este dom é uma graça que o Espírito Santo coloca no nosso coração para que possamos viver como filhos confiantes na certeza que Deus é meu pai, Ele é o piloto da minha vida, não há porque me desesperar.”
Padre Guilherme Dias, C.Ss.R.
O padre continua dizendo que pelo batismo, recebemos a grande graça de sermos filhos de Deus e podemos confiar plenamente em Seu amor. Foi com essa confiança que Abraão deixou sua terra apenas porque Deus pediu, ele não tinha garantias, só acreditava na palavra do Senhor, e isso foi o suficiente.
“É verdade que na nossa vida, poucas vezes temos certeza absoluta Poucas vezes sabemos como agir, para onde devemos ir. A vida do cristão é um constante entregar-se a Deus e confiar nele. Cada passo que damos na vida é um passo de confiança.”
Padre Guilherme Dias, C.Ss.R.
Por fim, convidou todos a pedirem esse dom, para confiar como Abraão e, com a ajuda de Nossa Senhora, serem pessoas piedosas que reconhecem que Deus está no comando de nossas vidas.
🔴 Confira como foi o 7º dia da Novena de Pentecostes:
::. Confira como foi o 6º dia da Novena de Pentecostes
Papa Leão XIV: ser luz com um “amor que não faz barulho”
No Angelus, o Papa Leão XIV convidou a sermos luz e sal com gestos e amor discreto, além disso, rezou pelas vítimas da violência na Nigéria.
O católico é obrigado a acreditar nas aparições marianas?
A Igreja ensina que o católico não é obrigado a crer nas aparições marianas, mas a tê-las como piedade popular. Entenda o que o Catecismo diz!
A12 acolhe Homens do Terço com quiz e experiência digital
Na Romaria Nacional do Terço dos Homens o Portal A12 promove interação digital em estande, conectando devotos aos produtos digitais do Santuário de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.