Com as inovações tecnológicas, modernizamos os modos de comunicação e transporte. Com isso, o modo de se conectar com a fé e de estar próximo da Mãe Aparecida também evoluiu.
Recordamos, no Portal A12, neste mês de maio — mês mariano —, como as pessoas fazem suas peregrinações rumo a Aparecida.
Atualmente, podemos ver muitas romarias chegando de diferentes partes do país de ônibus, o que já é uma tradição no Santuário Nacional. Mas, em meados do século XIX, a maneira de chegar até a Basílica Histórica era por meio da Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurada no ano de 1877.
A historiadora aparecidense Tereza Galvão Pasin, que possui obras editadas pela Editora Santuário, conversou com o Portal A12 e detalhou informações sobre a Estrada de Ferro.
Segundo a estudiosa, o regente Feijó, percebendo a importância de uma estrada de ferro, assinou um decreto em 31 de outubro de 1835. A estrada que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro teve sua conclusão em 1877, e a Estação de Aparecida foi inaugurada em 3 de julho de 1877.

A inauguração passou a facilitar a vinda dos romeiros até a cidade de Nossa Senhora Aparecida e foi um presente de Dom Pedro II em agradecimento à Virgem Maria. Somente em 1890 passou a ser chamada Estrada de Ferro Central do Brasil.
“O ano de 1904, da coroação de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, marcou o início do ciclo das romarias de trem. Dois trens especiais saíram da antiga Estação do Norte: o primeiro com nove locomotivas e o segundo com dez. As locomotivas anunciavam a Estação de Aparecida. A imagem de Nossa Senhora Aparecida fez sua primeira romaria ao Rio de Janeiro no dia 30 de maio de 1931, para, no dia seguinte, ser aclamada Padroeira do Brasil.” relembrou Tereza.
“O trem ficou conhecido como trem Santuário, e o vagão com a imagem como Capela”, recordou.

A tradição continua
Peregrinar ao Santuário Nacional representa um momento único para fortalecer a fé e renovar a confiança. Nas celebrações, os romeiros encontram acolhimento no principal destino de devoção mariana do Brasil. A romaria oferece momentos marcantes de união com Nossa Senhora Aparecida e a chance de compartilhar a fé com devotos de todo o país.
Neste período mariano e ano jubilar na Igreja, completando 94 anos da Proclamação de Nossa Senhora como Padroeira do Brasil, organize sua peregrinação até o Maior Santuário Mariano do Mundo. Venha agradecer, fazer uma prece especial, no colo da Mãe Aparecida.
Com sua família, amigos e comunidade, viva o mês mariano na Casa da Mãe!
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.