O ato de ajudar os mais necessitados não é uma novidade na Igreja Católica, pelo contrário, esta foi uma das missões de Jesus e que nós cristãos devemos continuar. Pois Ele conheceu a fome, a sede, a indigência e foi acolhido.
“Na verdade, vos digo: toda vez que fizestes isso a um desses mais pequenos dentre meus irmãos, foi a mim que o fizestes”. (Mt 25, 40)
Deste modo, seus discípulos seguiam seus ensinamentos e multiplicavam as boas ações. Assim como o evangelista Mateus, que ensinou o povo sobre o significado de fé e humildade:
“Meus irmãos, de que adianta alguém dizer que tem fé se não tiver as obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo?” (Tg 2, 14). Leia MaisRezemos juntos a São Vicente de Paulo, Protetor dos pobresDia Mundial dos Pobres encoraja o cuidado com os menos favorecidos
As Sagradas Escrituras nos dão muitos exemplos de como ser um bom cristão, seguindo os ensinamentos de Cristo, são a base que temos para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia.
Em nossa realidade, podemos citar as pastorais e movimentos da Igreja Católica, que atuam como agentes de boas ações, pois estão a frente de projetos, atendimentos e acolhimentos aos mais necessitados.
Paróquias em todo o mundo criam ações sociais que ajudam e acolhem os mais necessitados, promovendo não só a acolhida e a ajuda momentânea, mas também dando condições para que cada pessoa possa ter qualidade de vida.
O Santuário Frei Galvão, de Guaratinguetá, iniciou um projeto que consiste na Padaria Escola, um local para a oficina de confecção de pães, que além de dar formação aos atendidos, ainda contém a espiritualidade do Evangelho de Cristo, em que “Tudo começa pela partilha do pão”.
“Nossos primeiros pães serão doados para as crianças carentes da nossa comunidade que estarão participando de um outro projeto social promovido durante esse tempo de férias. A receita será do pão de Frei Galvão. Quase tudo aqui tem gosto e sabor de amor, partilha e solidariedade, o que torna tudo muito mais saboroso”, explica Frei Diego, reitor do Santuário Frei Galvão.
Outra ação que nos mostra na prática a solidariedade e fraternidade que Jesus nos ensinou é a atitude de um grupo de voluntários do Colégio Espírito Santo (CES), que realiza ações solidárias junto aos menos favorecidos, em Canoas, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A ação apoia a missão das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo (SSpS), que juntos formam o grupo “CES Mãos em Ação”.
O projeto faz parte da missão educacional das irmãs, mas conta com os leigos para se fortalecer e atender cada vez mais pessoas, como motoristas, doadores e voluntários. Em média, o grupo realiza a distribuição de 150 marmitas a cada dia da ação, bem como doações de roupas, calçados, cobertores, produtos de higiene pessoal, medicamentos e ração para os animais.
Além de todas as doações, os voluntários doam seu tempo ao ouvir, conversar e ensinar cada pessoa em situação de rua.
Fonte: Vatican News, Santuário Frei Galvão
Papa Francisco agradece orações e proximidade durante internação
Francisco não rezou o Angelus, mas agradeceu orações e pediu paz, especialmente por regiões em conflito.
Desafio A12 no Terço dos Homens informa e diverte devotos
Romeiros se conectam com os produtos digitais do A12 por meio de um desafio durante a Romaria do Terço dos Homens!
Papa Francisco é internado para tratar bronquite e agenda jubilar é ajustada
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli nesta sexta-feira (14), para tratar uma bronquite persistente. Com isso, algumas atividades do Jubileu dos Artistas foram canceladas ou tiveram mudanças. Confira.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.